O Governo de Santa Catarina informou nesta quarta-feira (03), que Claudinei Marques será o novo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) e Daniel Vinicius Netto, o novo presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Eles foram empossados pelo governador Carlos Moisés, em uma cerimônia na Casa d´Agronômica, em Florianópolis (SC).
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social
A pasta desenvolve as políticas públicas de assistência social e habitação em Santa Catarina. Segundo o governo do Estado, Claudinei Marques, o novo secretário trabalha com assistência social há mais de 20 anos e exercia o cargo de vereador em Florianópolis.
Carlos Moisés salientou que Claudinei assume com o objetivo de dar prosseguimento ao trabalho realizado nos dois primeiros anos de gestão na SDS. O chefe do Executivo estadual desejou sucesso ao novo secretário e afirmou que ele possui as qualidades necessárias para atuar à frente da pasta.

“O nosso objetivo é oferecer amparo a quem necessita em diferentes áreas. São muitos os desafios que nós temos nessa pasta. Bem gerida, ele resultará no desenvolvimento social do nosso Estado. O Governo do Estado precisa não apenas estabelecer as políticas públicas, mas estar presente nas comunidades, com investimentos, para atingir os seus objetivos”, frisou o governador.
O novo secretário da SDS lembrou que já está em processo de transição para conhecer o trabalho desenvolvido na pasta até aqui. Ele citou campanhas contra o feminicídio e o déficit habitacional como duas das questões que devem ser tratadas num primeiro momento.
“O momento é de conhecer a pasta e a partir disso elaborar os projetos para ajudar o Estado de Santa Catarina. Eu tenho certeza que a experiência que possuo na área vai me ajudar para contribuir muito. Vou fazer algo que eu gosto. E, quando você faz algo que gosta, tudo sai muito melhor. Trabalho não falta, assim como força de vontade”, destacou.
Claudinei Marques também elogiou o quadro de funcionários da SDS e destacou que participará do ato nesta quinta-feira, 4, em Florianópolis, no qual o presidente Jair Bolsonaro entregará veículos para a área de assistência social em Santa Catarina.
Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina
Daniel Vinicius Netto já trabalhou por 15 anos no órgão e ocupava a diretoria da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) de Florianópolis. Ele substitui Valdez Rodriguez Venâncio, que ficou por dois anos à frente do IMA.
O chefe do Executivo estadual destacou a qualificação profissional de Daniel, que é graduado em gestão ambiental e possui especializações em gestão de recursos hídricos, auditoria ambiental, avaliação de impacto ambiental e licenciamentos. Carlos Moisés também agradeceu a Venâncio pelo trabalho desenvolvido no Instituto.

“O IMA tem a função de proteger nossas nascentes, matas e também o cidadão catarinense. O Instituto cuida das nossas riquezas naturais, mas também promove o desenvolvimento sustentável. Esse é o grande desafio: conciliar essas duas questões. Queremos estimular um desenvolvimento que encontre, no interesse público, o desenvolvimento do cidadão. Desejo muito sucesso para o Daniel à frente desta missão e ele terá todo nosso apoio para alcançar os seus objetivos”, afirma o governador.
O novo presidente conta que já conhece profundamente a estrutura do órgão, por conta de seus 15 anos de atuação quando o IMA ainda tinha o nome de Fatma. Ele lembra que diversos projetos que ajudou a desenvolver já foram implantados. Segundo Daniel, é importante dar continuidade ao que foi feito nos anos anteriores.
“O sistema nacional de meio ambiente tem três atribuições principais: licenciamento, fiscalização e proteção dos ecossistemas. É nessa linha que nós vamos continuar o trabalho que vinha sendo muito bem feito pelos meus antecessores, em especial o professor Venâncio, que deixa um grande legado. Vamos dar continuidade também à execução das políticas de meio ambiente”, aponta.
Daniel Vinicius Netto também conta que também pretende fortalecer as 16 coordenadorias regionais do IMA: “Elas serão o nosso carro de frente. É de lá que sai a maior parte dos serviços prestados para o cidadão. Vamos trabalhar incentivando e aprimorando o dinamismo das nossas coordenadorias”.