A vacinação contra a Covid-19 pode começar na próxima semana no Brasil. A informação foi divulgada pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, em uma rede social, nesta quinta-feira (14). Loureiro participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O encontro reuniu outros prefeitos.
Por meio de sua conta no Twitter, o prefeito de Florianópolis disse que o anúncio foi feito por Pazuello. Segundo Loureiro, serão 2 milhões de doses da Astrazeneca e 6 milhões da Coronavac distribuídas no país.
“Serão, portanto, 8 milhões de doses distribuídas no Brasil semana que vem. O ministério da Saúde distribui aos Estados, que repassam aos municípios. Início previsto da vacinação é quarta, dia 20, 10h em todo o território nacional”, publicou o prefeito.
“Não há definição de quantas doses chegarão para cada cidade na próxima semana. O certo é que as 8 milhões de doses serão distribuídas proporcionalmente à população de cada estado”, destacou ainda.
A informação do início da vacinação ainda não foi divulgada pelo Ministério da Saúde. No entanto, em uma rede social, a pasta informou que “sábado (16), 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford chegarão ao Brasil. Além disso, o Brasil também conta com mais 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzida pelo laboratório Sinovac”. Na publicação ainda consta que a imunização deve começar de forma simultânea e que para este ano o país já tem 354 milhões de doses garantidas.
Em contato com a assessoria de imprensa da Administração Municipal de Chapecó, foi repassada a informação de que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues não participou da reunião – devido agenda em Florianópolis. No entanto, Rodrigues deve se manifestar sobre o assunto ainda nesta tarde.