
Subiu para 15 o número de mortos em decorrência da forte enxurrada que atingiu a região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre a noite de quarta-feira (16) e a madrugada da quinta-feira (17). Conforme o último boletim da Defesa Civil, foram registrados 12 óbitos em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama. As forças tarefas do Corpo de Bombeiros realizam buscas por seis vítimas que permanecem desaparecidas. Até o momento 184 pessoas estão desabrigadas e 284 desalojadas.
Segundo a Defesa Civil, o Governo do Estado atua no Alto Vale com equipes da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Corpo de Bombeiros (CBMSC), Polícia Militar (PMSC) e Instituto Geral de Perícias (IGP). A operação é realizada de forma integrada com as instituições do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) que está instalado na cidade de Rio do Sul. Dentre elas: Celesc, Cidasc, Secretaria de Saúde, Polícia Civil, dentre outras.
Na manhã deste sábado o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, foram recepcionados no Aeroporto de Navegantes pelo Governador Carlos Moisés, pelo secretário Nacional e Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves , e pelo chefe da DCSC, Aldo Baptista Neto. A comitiva sobrevoou as áreas atingidas pelas enxurradas para avaliar a situação. “O Governo Federal entra com o apoio do Exército Brasileiro nas operações de restabelecimento e a Defesa Civil Nacional com o trabalho dos técnicos pra simplificar as ações e agilizar o repasse de recursos para os trabalhos de reestabelecimento”, explicou o chefe da DCSC.
A Defesa Civil realiza o repasse de itens de assistência humanitária para as famílias atingidas como colchões, kits de acomodação, limpeza e higiene, água potável e cestas básicas. No total são mais de 5000 produtos a disposição. Em paralelo a estas ações o trabalho de limpeza dos municípios continua.
A partir deste sábado, tropas do Exército começam a atuar no município de Presidente Getúlio com a missão de desobstrução e limpeza de vias para a retomada da normalidade do município. Foram enviados soldados do 23° Batalhão de Infantaria da Cidade de Blumenau e do 5° Batalhão de engenharia de Carros Blindados, sediado na cidade de Porto União.
A Defesa Civil de Santa Catariana emitiu aviso de tempestades válido até a madrugada de domingo (20). Entre o final da manhã e início da tarde deste sábado (19), as condições são favoráveis à ocorrência de tempo severo em Santa Catarina. Nestas áreas (em laranja no mapa) existe maior risco de chuva forte com rajadas de vento intensas e eventual queda de granizo. Não se descarta a ocorrência de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de forma pontual. No decorrer da noite, as instabilidades avançam e há chance de temporais nas áreas em amarelo do mapa.