Pessoas de todo mundo – entre elas, celebridades e figuras públicas, realizam postagens nas redes sociais em apoio ao movimento Black Lives Matter (vidas negras importam), nesta terça-feira (2). A manifestação, conhecida como Blackout Tuesday (terça-feira do apagão), consiste na postagem de uma imagem toda preta, através do Instagram.
O movimento foi motivado pela morte por asfixia do americano George Floyd, em Minneapolis (EUA), durante uma abordagem policial no último dia 25 de maio. O caso motivou uma série de manifestações anti racistas no mundo, e provocou debates sobre a causa negra e desigualdade.
A terça-feira foi escolhida como um dia de luto. Quem deseja participar deve publicar uma imagem preta no feed, com a hashtag #blackouttuesday e, se desejar, uma mensagem de solidariedade. O movimento prevê, ainda, que após a publicação, nada mais seja postado pelo resto do dia. Pessoas aderem ao movimento em outras redes sociais, como Twitter e Facebook.
A Chapecoense posicionou-se a favor do movimento através do Instagram. Em outra publicação, a Chapecoense reforça o posicionamento:
“Não dá pra ficar em cima do muro quando o assunto em questão é o racismo. Porque toda forma de racismo é crime, é violência, é desrespeito à vida. Racismo mata, abrevia sonhos, anula qualquer noção de igualdade. Ficar calado, nessas situações, é assumir o lado do opressor. É por isso que nós levantamos a bandeira, cerramos o punho e, se preciso, erguemos a voz: Pra não deixar dúvidas de que mais do que não ser racistas, nós precisamos ser antirracistas!” manifesta o time.