OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEMunicípio do Oeste de Santa Catarina torna obrigatório uso de máscaras

Município do Oeste de Santa Catarina torna obrigatório uso de máscaras

Informações Prefeitura de Xanxerê

Foto Ricardo Wolffenbuttel / Secom

A partir desta quarta-feira (13) o uso de máscaras passa a ser obrigatório no município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Conforme a Administração Municipal, a decisão é em decorrência do enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). A determinação consta no decreto nº 116/2020 e o descumprimento acarretará em multa no valor de R$ 100,42.

Conforme a prefeitura de Xanxerê, as máscaras de proteção facial deverão ser usadas nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, inclusive vias públicas, e no interior de órgãos públicos e nos estabelecimentos privados, comerciais, industriais, prestadores de serviço ou outras atividades. A norma ainda obriga o uso pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares, por contribuintes, clientes, consumidores, fornecedores, empregados e colaboradores.

- Continua após o anúncio -

Termo de consentimento

O decreto nº 116/2020 determina ainda que os pacientes suspeitos que realizam a coleta para a Covid-19 e os pacientes que já têm a confirmação do exame positivo para o coronavírus deverão cumprir as orientações e determinações constantes do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido proposto pela Secretaria Municipal de Saúde.

O descumprimento implicará no pagamento de multa no valor de R$ 1.854,00, sendo considerada infração de natureza sanitária.

A fiscalização será feita pela Comissão de Fiscalização Sanitária criada a partir do decreto municipal nº 86, de 13 de abril de 2020. O valor arrecado com as multas terá uma destinação específica para o enfrentamento ao coronavírus.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se