OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEPacientes dos novos casos de coronavírus em Chapecó são maioria jovens

Pacientes dos novos casos de coronavírus em Chapecó são maioria jovens

Foto: Secom/Chapecó

De sexta-feira (24) até domingo (26), o número de casos confirmados de coronavírus passou de 6 para 22. Foram 16 casos novos contabilizados pelo município no fim de semana. Segundo Aldarice Pereira da Fonseca – diretora técnica da Secretaria de Saúde de Chapecó, a maioria dos pacientes dos novos casos confirmados são jovens.

O boletim com os dados é elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiologia do município. Chapecó possui, 39 casos suspeitos – que aguardam o resultado dos exames. Destes, 35 estão em isolamento domiciliar e quatro estão internados em enfermarias. Dos 22 casos confirmados, cinco são considerados recuperados e 17 estão em isolamento domiciliar.

“Importante ressaltar que a maioria dos últimos casos são pacientes jovens, em idade ativa, trabalhadores, mas também temos uma criança de 11 anos e um idoso de 74 anos”, destacou a diretora.

- Continua após o anúncio -

No sábado (25), quando o número passou de seis para 11 casos confirmados no município, a Administração divulgou que os cinco pacientes tinham idades de 22, 23, 25, 39 e 45 anos.

Aldarice informou que dos casos confirmados – de acordo com o critério de coleta -, 73% dos casos foram por síndrome gripal; de síndrome respiratória aguda grave, ou seja, pacientes internados foram 9%; e por histórico de viagem foram 18% .

Isso significa que estamos em uma transmissão comunitária. Não importa mais se viajou ou não. Isso é muito preocupante”, alertou.

Mais pessoas são testadas

A forma de testar os pacientes mudou, segundo Aldarice. No início da pandemia eram testados apenas os casos em que o paciente tinha viajado para o exterior. Em seguida passou-se a testar e notificar os casos de pacientes que haviam viajado para grandes capitais, que já haviam registrados casos. Depois foi aberto par testar pacientes que apresentavam quadro de síndrome respiratória grave e somente eram testados os pacientes que estavam internados em estado grave. Na sequência foi aberto para testar profissionais da saúde, gestantes e recém nascidos de mulheres com coronavírus.

A diretora destacou que recentemente a Secretaria de Saúde do Estado, abriu um protocolo para ser testado e notificados todas as pessoas com síndromes gripais.

“Esse é um dos motivos do aumento desses números. Claro que hoje fazem 14 dias que foram afrouxadas as medidas de isolamento, se esperava essa questão pelas pessoas estarem circulando mais. No entanto, se estamos testando mais pessoas, com certeza teremos mais números”, observou.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se