quinta-feira, agosto 28, 2025
InícioGERALProdutores transformam cachaça em álcool 70° no Oeste de SC

Produtores transformam cachaça em álcool 70° no Oeste de SC

Foto: Reprodução/Epagri

A equipe do Centro de Treinamento da Epagri em São Miguel do Oeste (Cetresmo) destinou 600 litros de cachaça para a fabricação de álcool em gel, que serão utilizados nas unidades da Epagri ao redor do estado. Ao todo, 233 litros de álcool 70º foram produzidos pelos agricultores Jean e Jeovane Von Dentz, na destilaria da família, onde aconteceu o processo de transformação.

A extensionista social da Epagri em São Miguel do Oeste, Leonilda Romani Villani, fez o contato com a família, que aceitou o desafio. O processo aconteceu através de um bidestilador, onde a cachaça sofreu um processo de destilação para virar álcool.  A cachaça utilizada tinha um teor alcoólico de 39°. “De 600 litros de cachaça chegamos a 233 de álcool porque o produto final tem uma concentração menor de água”, explica Leonilda.

O produto será distribuído às unidades da Epagri distribuídas pelo Estado. Os agricultores utilizaram a destilaria da família, que estava parada por conta da  entressafra da cana-de-açúcar. O material foi feito de forma gratuita entre os dias 3 a 7 de abril. Segundo Jean, a ação foi uma forma de retribuir à sociedade todos os benefícios que a família vem recebendo do setor público, através da Epagri.

- Continua após o anúncio -
Produtores que realizaram o processo. Foto: Reprodução/Epagri

Segundo o gerente da regional da Epagri de São Miguel do Oeste, Sidinei Egon Simon, o álcool fabricado na destilaria dos agricultores segue todas as normas de higiene na produção, usa como matéria prima uma cachaça com registro do MAPA e tem a garantia da concentração de álcool exigida para fins de desinfecção. “O produto será para uso exclusivo da Empresa. Essa foi uma das formas que encontramos para garantir o insumo na Epagri com menor custo e assim realocar os recursos para outras necessidades”, ressalta.

A cachaça usada para nesse processo faz parte do estoque do Cetresmo, produzido durante os cursos oferecidos na unidade de processamento de cana-de-açúcar desta unidade da Epagri. Os cursos ocorrem há mais de 20 anos e são referência no Estado. Nele os agricultores aprendem a fazer diferentes derivados da cana-de-açúcar, como melado, açúcar e licor.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp