Monumento "100 Anos de Chapecó" será inaugurado na próxima sexta-feira (25) - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Monumento “100 Anos de Chapecó” será inaugurado na próxima sexta-feira (25)

.

Três ícones da história de Chapecó foram homenageados com a escultura.

Divulgação


Na próxima sexta-feira (25) o município Chapecó completa 100 anos. Durante as ações de comemoração ao aniversário da cidade será inaugurado oficialmente o “Monumento 100 anos de Chapecó”. O local escolhido para a instalação da obra foi o canteiro central da Avenida Getúlio Vargas na altura do Loteamento Avenida, no Bairro Bom Retiro, em posição frontal ao Desbravador. 

Por decisão do prefeito Luciano Buligon, três figuras históricas de Chapecó foram homenageados com a escultura. O colonizador Ernesto Bertaso, o industriário Plínio de Nes e o cooperativista Auri Bodanese, foram esculpidos em bronze, em tamanho natural, num pedestal de três metros e meio de altura.

Conforme o Decreto  Nº 34.234, de 31 de maio de 2017, a intenção da obra é homenagear e agradecer a todo o povo chapecoense pelos seus primeiros 100 anos de história, eternizando, através da estátua para as presentes e futuras gerações a transformação dos sonhos na realidade que Chapecó é nos dias de hoje.

Polêmica: 

Assim que a informação da construção do monumento foi divulgada no mês de junho,  a situação ganhou repercussão na Câmara de Vereadores e também nas redes sociais. Enquanto muitos concordaram com a homenagem, outros questionaram os investimentos da obra que custou aos cofres públicos R$ 330 mil.  Em entrevistas na época, o Prefeito Luciano Buligon afirmou que a obra foi aprovada pelo Conselho de Cultura do município. 

Poucos dias depois, a proposta de execução a do monumento foi encaminhada ao Ministério Público, sob suspeita de improbidade administrativa. Nesta terça-feira (22) a reportagem do ClicRDC entrou em contato com a 10ª  Promotoria de Justiça de Chapecó e foi informada, de que o procedimento está em andamento e que a titular da 10ª PJ, Dra. Elaine Rita Auerbach, encontra-se em férias. Os responsáveis pelo departamento nesta ausência não foram autorizados a repassar maiores informações sobre o assunto, mas se comprometeram em retornar assim que novas informações forem divulgadas. 

Comentários do Facebook