Conheça Vinícius Eutrópio, o novo técnico da Chapecoense

Comandante técnico da Chapecoense já dirigiu o Clube catarinense em 2015. No primeiro semestre deste ano, esteve a frente do Santa Cruz, onde foi demitido após uma sequência de resultados negativos

Na noite de ontem (05), o departamento de futebol da Chapecoense confirmou a contratação do técnico Vinícius Eutrópio. O anúncio oficial aconteceu no início da madrugada desta quinta-feira (06), através da Assessoria de Comunicação do Clube. Com a decisão, o treino de hoje do Verdão, que estava marcado para a parte da manhã, foi transferido para às 15h30 no CT da Água Amarela. 

Vinícius Eutrópio tem 51 anos de idade. É natural de Mutum, município localizado na região do Vale do Rio Doce, Minas Gerais. Na década de 1990, atuou dentro das quatro linhas como volante. Integrou a equipe do Figueirense entre 1996 e 1998. Aos 33 anos, encerrou a carreira como capitão do Náutico.

Mais tarde, iniciou a sua carreira fora dos gramados. Entre 2009 a 2013, passou por seis clubes: Fluminense, Ituano, Grêmio Barueri (duas vezes), Duque de Caxias, América-MG e ASA (Angola). Em 2010, foi auxiliar de Parreira na Seleção da África do Sul. A sua trajetória como treinador no futebol de Santa Catarina iniciou em 2013, quando assumiu o Figueirense, onde comandou a equipe da Ilha em 78 partidas.

Ainda em 2014, deixou o time da capital do Estado para treinar o Al Ittihad Kalba, dos Emirados Árabes. Na temporada seguinte assumiu a Chapecoense, substituindo o interino Celso Rodrigues. Foram 48 partidas no comando do Verdão do Oeste: 21 vitórias, 11 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 51%. Deixou o cargo de treinador após a derrota por 3 a 1 diante do Flamengo, na Arena Condá, no dia 13 de setembro de 2015.

Eutrópio ainda passou pela Ponte Preta, Figueirense (novamente) e Santa Cruz, onde desempenhou seu último trabalho. O treinador esteve a frente do time pernambucano em 32 partidas nesta temporada. Ele conquistou 16 vitórias, 7 empates e 9 derrotas, em quatro competições: Copa do Brasil, Pernambucano, Copa do Nordeste e Série B do Brasileirão. Eutrópio foi demitido no dia 10 de junho, após o Santa Cruz perder para o Londrina em casa, por 3 a 1.

Eutrópio não era a opção número 1 do departamento de futebol da Chapecoense. Enderson Moreira, hoje no América-MG, era o nome preferido. Porém, o técnico do Coelho rejeitou o convite do Verdão. “Realmente houve o convite e uma reunião com o Rui Costa. Eu me sinto extremamente lisonjeado e agradecido pelo convite, porém sinto que a minha missão no América ainda não terminou. Espero que um dia essa oportunidade volte a bater em minha porta e eu esteja livre para abraçar esse projeto tão nobre da Chapecoense”, afirmou Enderson, em sua conta oficial no Instagram.

O novo técnico da Chapecoense chega com a missão de acabar com a seca de quatro jogos sem vitórias do Clube no Brasileirão. Vinícius Eutrópio desembarca nesta quinta-feira em Chapecó e estará presente no treino marcado para as 15h30 no CT da Água Amarela. A apresentação oficial do técnico está agendada para amanhã (07). 

Último trabalho de Vinícius Eutrópio foi no Santa Cruz, onde foi demitido em junho deste ano (Pernambucano Press)