OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICASocorristas reanimam bebê engasgado com leite materno em Santa Catarina

Socorristas reanimam bebê engasgado com leite materno em Santa Catarina

Informações G1

Equipe do Samu que trabalhou no socorro do bebê — Foto: Samu/Divulgação

Na quarta-feira (10), socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) reanimaram um bebê de cinco meses que se engasgou com leite materno. O socorrista Kleber Moura que se emocionou ao salvar a criança declarou, “A gente é humano, não é de ferro”. A ocorrência foi em Dona Emma (SC), no Vale do Itajaí.

O Samu foi acionado pela mãe, que percebeu que a criança não reagia após a mamada. De acordo com o socorrista, a equipe foi se preparando no caminho até o local. A técnica Isamara de Souza orientou alguns procedimentos para a família por telefone.

- Continua após o anúncio -

Ao chegar à casa, o socorrista conta que encontrou a criança desmaiada nos braços do avô. “Fiz os procedimentos de verificação dos sinais vitais e constatei que a criança estava sem eles e roxa. Nesse momento, iniciei os procedimentos de reanimação, efetuei a ventilação respiratória e as tapotagens, que são os tapas nas costas. Após três ciclos desse procedimento, ele começou a chorar e foi nesse momento que eu também chorei”, conta.

Após o bebê retornar, a equipe realizou outros procedimentos dentro da ambulância. Envelopou o bebê em uma manta laminada para manter a temperatura do corpo e fez contato com o médico regulador, que orientou a conduzi-lo para o hospital mais próximo, o Doutor Waldomiro Colautti de Ibirama.

Emoção

Moura conta que realiza o atendimento pré-hospitalar há 14 anos e que nesse período já atendeu três ocorrências de desobstrução de vias aéreas envolvendo crianças.

“A ocorrência com criança mexe com qualquer profissional da saúde. A gente chora porque pega uma criança nos braços praticamente morta e consegue trazer ela para vida. É gratificante. Daí quando chorou [o bebê de Dona Emma] o emocional falou mais forte. Por mais que a gente tente controlar durante uma ocorrência, perante a família da vítima”, confessa.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se