Polícia Militar deflagra operação e apreende cigarros em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Polícia Militar deflagra operação e apreende cigarros em Chapecó

Operação Varejo busca coibir o comércio ilegal de cigarros

Apreensão feita em Indaial/SC – Foto: Polícia Militar

Com objetivo de coibir o comércio ilegal de cigarros, a Polícia Militar deflagrou na tarde desta quarta-feira (6) a “Operação Varejo”, em todo o Estado de Santa Catarina. Em Chapecó, oito estabelecimentos comerciais foram vistoriados.

Segundo o Tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, do 2ºBPM, 32 pessoas foram abordadas e oito veículos. Foram apreendidas 411 carteiras de cigarros ilegais. Além disso, os policiais lavraram três termos de irregularidades de alvarás.

Ricardo destaca que, através do setor de inteligência, a Polícia Militar observou pontos que vendiam cigarros do Paraguai.

SC

A nível de Estado, a Operação segue até a noite desta quarta-feira, segundo a Polícia Militar. O objetivo principal das ações é, além de realizar a apreensão de todo montante de cigarros possíveis – de origem duvidosa ou mesmo ilegais – contabilizar o montante recolhido em valores reais, sobre o quanto representaria esta apreensão na arrecadação de tributos para Santa Catarina.

Além disso, a operação prevê ainda apreender demais materiais de procedência duvidosa – produtos de descaminho ou contrabando – além de armas de fogo, entorpecentes e, a prisão e apreensão de eventuais infratores.

Santa Catarina contabiliza consequentes prejuízos causados pelos cigarros contrabandeados que circulam no Estado. Segundo levantamentos da Secretaria da Fazenda, há uma perda de aproximadamente R$ 7 milhões mensais na arrecadação, que contabilizam um montante anual de R$ 84 milhões.