OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAPolicia Civil investiga esquema de lavagem de dinheiro na Celesc

Policia Civil investiga esquema de lavagem de dinheiro na Celesc

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Nesta sexta-feira (02), foi instaurado um Inquérito Policial com o objetivo de apurar materialidade, autoria e circunstâncias de crime de peculato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa, figurando como vítima a CELESC – órgão pertencente a administração pública indireta do Estado de Santa Catarina.

As investigações revelaram que o funcionário responsável pelo controle de pagamentos de convênios alterava manualmente, para maior, os lançamentos de repasses para convênios da CELESC. Os pagamentos tinham como beneficiária uma empresa investigada, sendo que no período investigado, foram feitas 136 alterações a maior, totalizando valores que, corrigidos, somam mais de R$ 17 milhões.

Além da apuração dos crimes de peculato eletrônico e associação criminosa, a investigação concentrou os esforços no sentido de identificar o caminho do dinheiro desviado e o patrimônio dos investigados, a fim de responsabiliza-los pelo crime de lavagem de dinheiro. Além disso, para garantir o ressarcimento da vítima, que neste caso é toda a sociedade catarinense, uma vez que os valores subtraídos poderiam ter sido empregados em ampliação e melhorias da rede.

- Continua após o anúncio -

Os desvios contra a Celesc ocorreram entre 2009 e 2017. A operação resultou no cumprimento de três mandados de prisões temporárias, 20 mandados de busca e apreensão. Além disso, 23 veículos foram apreendidos, dentre eles uma Lamborghini, um Camaro e um Land Rover, de 24 imóveis, sendo alguns de alto padrão, e de cinco empresas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se