Começa neste sábado a Operação Veraneio no Oeste

Serão empregados 24 guarda-vidas civis na Operação

Goio-Ên – Chapecó (Foto: Bombeiros)

Começa neste sábado (15) a Operação Veraneio no Oeste Catarinense. A ação é coordenada pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar e envolve inúmeros Guarda-Vidas.

Ao todo, são três áreas protegidas por guarda-vidas, sendo dois postos no  Goio-Ên, em Chapecó e um posto na prainha de Itá. Segundo o tenente BM Nunes, o objetivo da ação é evitar afogamentos em ambientes aquáticos. “Para isso são escalados guarda-vidas em pontos estratégicos, para passar as orientações aos banhistas e fazer salvamentos caso seja necessário”, comentou.

Serão empregados 24 guarda-vidas civis que concluíram o curso em 2018 ou realizaram a recertificação anual. Eles recebem uma indenização de serviço voluntário.

Ainda segundo a corporação, sete guarda-vidas atuarão de segunda a sexta-feira das 8h às 20h nestes locais. Nos finais de semana e feriados serão nove profissionais. Duas embarcações, sendo uma em Chapecó e outra em Itá, auxiliarão nos trabalhos.

Goio-Ên – Chapecó (Foto: Bombeiros)

O tenente Nunes destaca algumas recomendações para os banhistas, como por exemplo, banhar-se sempre em áreas que estejam protegidas por guarda-vidas.

  • Perguntar a esses profissionais onde fica os locais mais seguros e próprios para tomar banho;
  • Não nadar próximo a embarcações e locais de grande profundidade;
  • Manter sempre a atenção a criança na água;
  • Sempre tomar cuidado ao entrar na água;
  • Evitar banhar-se em ambientes aquáticos após consumir bebidas alcoólicas e alimentos mais pesados

Em caso de acidente, a recomendação é que procure os guarda-vidas o mais rápido possível ou ligue 193 – para o Corpo de Bombeiros Militar.