OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAChapecó completa um ano sem feminicídios

Chapecó completa um ano sem feminicídios

O último caso aconteceu em 14 de janeiro

Foto: Agência Brasil/Reprodução

Chapecó completou, em janeiro, um ano sem o registro de feminicídios. A Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI),  confirmou a informação nesta sexta-feira (22).

Segundo a Polícia Civil, o último caso registrado em Chapecó que foi caracterizado como feminicídio foi o assassinato de uma idosa, que aconteceu em 14 de janeiro de  2020. Ela foi morta pelo filho em uma tragédia familiar. Depois do crime, o homem cometeu suicídio. 

A DPCAMI informou que o município apresenta significativa queda de feminicídios nos últimos anos, pois em 2017 foram registrados sete casos, já em 2018 e 2019, foram dois casos em cada ano, e 2020, com um único caso.  Apenas em Santa Catarina, no ano passado, foram registrados 57 casos.

- Continua após o anúncio -

A Polícia Civil atribui os bons resultados em Chapecó devido ao empenho e comprometimento das várias instituições e entidades que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher na cidade. No município, há a  existência de uma casa para abrigar vítimas de violência, o que é fundamental para preservar a vida das vítimas, conforme a Polícia.

Também de acordo com a Polícia Civil, outro fator importante foi a criação de um novo crime na Lei Maria da Penha, que aconteceu em 2018 e possibilitou a prisão em flagrante do agressor que descumprir medidas protetivas de urgência – sem possibilidade de ser solto mediante fiança.

Prisões em Chapecó

A DPCAMI informou que, somente no ano de 2020, foram realizadas 223 prisões por violência doméstica em Chapecó. Foram encaminhados à Delegacia 690 pedidos de medidas protetivas de urgência.

Para denunciar casos de violência doméstica, a Polícia Civil de Santa Catarina criou a Delegacia de Polícia Virtual da Mulher, através da qual as vítimas podem registrar o boletim de ocorrência sem sair de casa, através dop site www.pc.sc.gov.br. Denúncias também podem ser feitas através através do DISQUE-DENÚNCIA 181, e também do Whatsapp (48) 9 8844-0011.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se