OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICABalanço policial de 2019: Desavença pessoal é a maior motivação de homicídios...

Balanço policial de 2019: Desavença pessoal é a maior motivação de homicídios em Chapecó

Foto: Mathias Brasil/ClicRDC

Na manhã desta quinta-feira (12), o delegado regional da Polícia Civil, Ricardo Newton Casagrande e o Coordenador do Serviço AeroPolicial de fronteira (SAER), Albert Silveira apresentaram os número de atendimentos policiais de 2019, na sala de reuniões da Polícia Civil de Chapecó. Os dados são do dia 1º de janeiro à 30 de novembro de 2019 e incluem todas as delegacias de policia que compões a 12ª DRP. Foram apresentados números de apreensões de entorpecentes, pessoas presas e o número de homicídios no município. Segundo informações da Polícia Civil, a maior motivação de mortes em Chapecó é devido a desavenças pessoais.

Motivação dos homicídios

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Desavença pessoal 46%

- Continua após o anúncio -

Tráfico 18%

A apurar 15% (A investigação está em andamento)

Conflito entre criminosos 12%

Violência Doméstica 9 %


Perfil das vítimas de homicídios

Em 2019 até o dia 30 de novembro foram cometidos 33 homicídios em Chapecó. Segundo dados da Polícia Civil, 85% das vítimas, 28 casos, são homens. Três mulheres foram assassinadas, num total de 9%. Duas mortes ainda não tiveram a confirmação dos gêneros das pessoas.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

De 16 homicídios, as vítimas tinham 30 anos ou mais. Em oito casos, de 20 a 30 anos incompletos. De 5, de 10 à 20 incompletos. Apenas um caso, a vítima tinha de 0 à 10 anos incompletos. Conforme a Polícia Civil, três mortes são apuradas e, a idade ainda não foi confirmada.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

De 21 pessoas que morreram, 64%, possuíam antecedentes criminais. Em dez casos, 30%, as vítimas não possuíam antecedentes. No caso de dois homicídios, 6%, a Polícia ainda apura as passagens criminais das vítimas.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Perfil dos autores de homicídios

Segundo informou a Polícia Civil, em 17 casos, o autor tinha 30 anos ou mais. De 16 mortes, quem matou tinha de 10 à 20 anos incompletos. Em 15 casos, a idade do autor era de 20 à 30 anos incompleto. Ainda são apurados três casos onde a idade dos autores não foram identificados. Segundo a Polícia Civil, alguns homicídios foram cometidos por duas pessoas ou mais, em um total de 48 autores identificados.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Conforme os dados da Polícia, 41 autores possuem passagens criminais, 4 não possuem e 3 deles ainda são investigados pela Polícia Civil.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Meios empregados nos homicídios de Chapecó

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nos dados repassados pela Polícia as armas de fogo, foram usadas em 19% dos casos. Já as armas Brancas em 8%. Outros meios totalizaram 6%.


Homicídios por bairro em Chapecó

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Dos 33 casos de homicídio, no bairro Efapi foram registrados 5 casos. Nos bairros, Santo Antônio, São Pedro, Bom Pastor, Jardim América, Universitário, Pinheirinho, Marechal Bormann, Centro, Bom Retiro, Boa Vista, foram registrados dois casos de homicídios em cada.


Homicídios por local do fato, em Chapecó

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Outros dados apresentados pela Polícia, foram os locais dos fatos. Na via pública, foram um total de 16 homicídios. No interior de residências, foram cometidos 11 homicídios e, outros locais registram 6 fatos.


Homicídios por faixa horária

Foto: Divulgação/Polícia CivIl

O último dado apresentado sobre homicídios, foi o horário em que os fatos ocorreram. A maioria dos casos, 21 homicídios e que representam 64%, ocorreram durante a noite. Outros 27%, representam 9 casos, que aconteceram durante o dia, e 9%, que representam 3 casos, os policiais estão trabalhando na apuração.


Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se