Vacinação da febre amarela será estendida para todas as cidades de SC - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Vacinação da febre amarela será estendida para todas as cidades de SC

Meta é até fevereiro ter imunização disponível para todos os catarinenses. Será obrigatória a vacinação para quem nunca se vacinou, entre 9 meses e 59 anos

Informações G1

Santa Catarina deve seguir uma orientação do Ministério da Saúde e disponibilizar vacina contra a febre amarela para todos os habitantes. A meta é até fevereiro estar disponível a imunização em todas as regiões do estado. Cidadãos entre 9 meses e 59 anos, que nunca tomaram a vacina, devem se vacinar.

Até então, para os catarinenses que moram no Litoral, esta vacina só existia por uma razão: “É uma das exigências para viajar para o exterior. Aí eu tive que fazer”, conta a aposentada Atagy Feijó.

Só os moradores de 162 cidades, a maioria no Oeste catarinense, é que tinham a obrigação de se vacinar contra a febre amarela.

Quem tem mais de sessenta anos também vai poder se vacinar, mas precisa de avaliação médica. Não pode se vacinar quem fez transplante de órgãos, pacientes com câncer ou HIV ou mulheres amamentando crianças menores de seis meses.