Vacina da gripe é liberada para toda a população - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Vacina da gripe é liberada para toda a população

Anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (02); doses estão disponíveis para o público geral a partir desta segunda-feira (05).

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. (PMC)


A campanha de vacinação já foi prorrogada em todo o país e segue até a próxima sexta-feira (09). Inicialmente destinada ao público prioritário. Em Santa Catarina, 84,98% do público alvo já foi vacinado, sendo que a meta é de 90%.

O Estado ainda conta com 228,5 mil doses da vacina. Destas, 108,7 mil devem ser reservadas para as segundas doses obrigatórias das crianças de até dois anos, além das doses para as gestantes, que recebem a vacina mesmo após o período da campanha, em caso de gravidez. Restam então  119,8 mil doses para serem distribuídas em Santa Catarina.

Os grupos prioritários que já atingiram a meta em SC são puérperas (92,21%), indígenas (90,4%) e idosos 96,58%. Crianças (71,37%), trabalhadores de saúde (71,4%), gestantes (64,77%) e professores (76,98%) ainda não atingiram. Além disso, 450,3 mil doses foram aplicadas em pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades.

Quem quiser se vacinar deve procurar um posto e levar, de preferência, a carteira de vacinação. Caso não tenha, deve portar um documento de identificação. As vacinas serão disponibilizadas até quando durarem os estoques.