Relatório mensal de balneabilidade das praias catarinenses é divulgado - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Relatório mensal de balneabilidade das praias catarinenses é divulgado

As coletas e análises foram feitas de 24 a 28 de junho.

Praia de Bombinhas no litoral Catarinense – Crédito: Casa do Turista


O relatório mensal de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma)  mostra que dos 214 pontos analisados nas praias catarinenses, 152 (71%) estão próprios para banho. As coletas e análises foram feitas de 24 a 28 de junho. Os dados estão disponíveis no www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, habilitado para Android.

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 51 (68%) estão próprios para banho. No restante do litoral, 101 locais (72,7%) estão liberados para os banhistas. “Em relação ao relatório mensal anterior, dois pontos passaram a ser impróprios e oito tornaram-se próprios”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O monitoramento mensal das praias catarinenses será feito até meados de novembro, com exceção de Balneário Camboriú que por medida judicial continua sendo semanal. Os relatórios de todo o litoral catarinense são divulgados nas últimas sextas-feiras de cada mês. “A balneabilidade é um serviço de saúde pública para moradores e turistas de Santa Catarina. O programa é feito pela Fatma com responsabilidade e transparência há 40 anos”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Como funciona?

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, encontrada em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Informações: Comunicação Governo de SC