Prêmio Nacional de Saúde Bucal: Chapecó, 1º lugar em Santa Catarina e 4ª melhor no Brasil - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Prêmio Nacional de Saúde Bucal: Chapecó, 1º lugar em Santa Catarina e 4ª melhor no Brasil

Já é a 4ª vez que o município conquista o prêmio

Pela quarta vez (2008, 2014, 2015 e 2018), Chapecó recebe o Prêmio Nacional de Saúde Bucal como melhor odontologia de Santa Catarina e quarta melhor saúde bucal em nível nacional. O Município conquistou os índices entre os municípios com população entre 50 mil e 300 mil habitantes.
A premiação foi instituída em 2005, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Ela é entregue às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.
De acordo com Nilton José Storgatto, Gerente de Saúde Bucal de Chapecó, o prêmio é resultado das ações realizadas e da preocupação constante com o encaminhamento e atendimento das Políticas de Prevenção e Manutenção da Saúde Bucal da população chapecoense. Segundo ele, em Chapecó são 26 Centros de Saúde, com 48 consultórios odontológicos e 30 Equipes de Estratégia Saúde da Família Bucal e um efetivo de 57 Cirurgiões Dentistas e 55 Auxiliares de Saúde Bucal. O Município conta ainda com um Centro de Especialidades Odontológicas, com oito consultórios odontológicos, atendendo em sete especialidades: Próteses Odontológicas, Radiologia, Odontopediatria, Cirurgia, Pacientes Especiais, Periodontia e Estomatologia (diagnóstico de lesões). São atendidas em média 2.300 consultas por mês.
Nilton explica ainda que na Atenção Básica, nos Centros de Saúde, são realizadas em média 720 consultas diariamente, sem contar as urgências. Nos Centros de Saúde da Efapi e Marechal Bormann, o município oferece o turno estendido, ou seja, além do atendimento normal da unidade de saúde, atende das 17 as 19 no Marechal Bormann e na Efapi das 18 as 22 horas. Além da atuação das Equipes de Saúde Bucal nos atendimentos nos consultórios, três profissionais realizam ações junto as escolas e creches, desenvolvendo a odontologia preventiva, com escovação orientada, palestras e fazendo o encaminhamento para tratamento curativo daqueles que necessitarem. “Nos últimos anos a Odontologia de Chapecó, no âmbito da Saúde Pública, tem sido destaque em nível estadual e nacional. O comprometimento dos profissionais que atuam nos serviços, aliado às ações da Prefeitura, culminaram na melhoria dos índices de saúde bucal da população chapecoense”, explicou Nilton.

 (Foto: Prefeitura de Chapecó)