Outubro Rosa: Dia D de Prevenção acontece neste sábado em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Outubro Rosa: Dia D de Prevenção acontece neste sábado em Chapecó

Os 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó estarão abertos para atender a população.

(Crédito: Karina Echer /ClicRDC)


O Dia D da Campanha de Prevenção de Câncer de Colo de Útero, Mama e Saúde Bucal acontece no próximo sábado (21), em Chapecó. Neste dia, além dos exames e orientações, também serão oferecidos às mulheres diversas atividades.

Com o objetivo de facilitar o acesso do público feminino aos exames preventivos, os 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó estarão abertos das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas para atender a população.

O foco principal da ação é atingir as mulheres entre 20 e 59 anos, faixa etária onde a incidência do Câncer Uterino é mais acentuada. As unidades irão realizar ainda uma busca ativa de mulheres que nunca realizaram o exame, ou ainda aquelas que há muito tempo não realizam o exame.  

Dados INCA

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer – o Câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).