Homem recupera a consciência após 15 anos em estado vegetativo - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Homem recupera a consciência após 15 anos em estado vegetativo

.

O paciente recebeu estímulos no nervo vago e apresentou sinais de consciência

(PUBLICO.PT)


Um homem respondeu comandos após ficar 15 anos em estado vegetativo. A inconsciência do rapaz teve início aos 20 anos, após sofrer ferimentos na cabeça num acidente de carro em 2002. Os estímulos foram resultado de uma pesquisa publicada na revista científica Current Biology. O estudo tem como objetivo restaurar a consciência através do envio de informações para pessoas que estão em estado vegetativo a mais de 12 meses.

O processo de recuperação apresentou resultado num período curto. O homem teve um aparelho implantado no pescoço e a cirurgia durou 20 minutos. O tratamento ocorreu num período de um mês e o paciente recebeu choques na região comprometida.

A mãe do rapaz revelou que o filho fica atento quando alguém conta uma história e passou também, a ficar mais tempo acordado. Os estímulos no nervo vago, também, permitiram que o paciente respondesse os comandos dos médicos e arregalasse os olhos quando alguém se aproximava do rosto.

O nervo vago liga o cérebro a outras partes do corpo e tem papel importante na funcionalidade dos órgãos e na atenção do ser humano para desenvolver suas atividades. Os médicos optaram por estimular um caso difícil, para que conseguissem resultados que comprovassem que casos de estado vegetativo são reversíveis. A prática de estímulo nervoso, esta sendo usado também, para pacientes que tratam epilepsia e depressão.