Dados sobre esponja de lavar louça são assustadores - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Dados sobre esponja de lavar louça são assustadores

Em 15 dias de uso, esponja pode acumular 680 milhões de fungos e bactérias, aponta pesquisa.

Após 15 dias de uso, esponja deve ser descartada, mesmo com a higienização correta. (Cristina Gresele/ClicRDC)


Um estudo feito por pesquisadores da Faculdade DeVry Metrocamp, de  Campinas (SP), traz dados assustadores sobre os perígos que a  esponja de cozinha pode trazer para a saúde. Segundo a pesquisa, 15 dias de uso de uma esponja de lavar louça são suficientes para deixá-la com 680 milhões de fungos e bactérias, que podem causar de diarreia e febre a problemas pulmonares. Idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade são os mais vulneráveis. 

A insttuição responsável pela pesquisa pertence à um grupo Educacional dos Estados Unidos e desenvolveu a pesquisa com amostras de esponsjas usadas e não higienizadas num período de 15 dias.  De acordo com os pesqusiadores, boa quantidade desse  micro-organismos já estão presentes no nosso corpo e no ambiente. O problema é quando se trata de uma quantidade excessiva deles.

 “Nós encontramos principalmente a Escherichia coli, que pode ocasionar problemas como diarreia, febres. Fungos podem ocasionar problemas de pele, que vão desde uma micose ou até mesmo problemas no pulmão”, disse a pesquisadora Rosana Siqueira em entrevista à Rede Globo.

Ainda de acordo com o estudo, água e sabão não são suficiente para limpar as impurezas das louças. O simples contato da esponja com os talheres e pratos faz com que o objeto se contamine, podendo estender essa contaminação aos alimentos.

Qual o procedimento a se tomar?

Colocar a esponja todos os dias no micro-ondas com um pouco de água em potência alta por 2 minutos é o suficiente para retirar as impurezas das esponjas, apontam os pesquisadores. Segundo os testes em laboratório, este procedimento deixa a esponja mais limpa do que uma nova. 

A água sanitária também é uma opção para a higiêne. Colocar a ferramenta em uma solução na proporção de duas colheres da substância  para 1 litro de água e deixá-la imersa por 10 minutos, também extingue grande parte dos microorganismos.

Estes procedimentos devem ser repetidos todos os dias, durante os 15 dias de uso da esponja. Após este período, ela deve ser substituida.