Chapecó recebe Prêmio Nacional de Saúde Bucal em Brasília - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Chapecó recebe Prêmio Nacional de Saúde Bucal em Brasília

Para o Prefeito da cidade, as premiações mostram que Chapecó está no caminho certo.

O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e o Coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas, Alex Schaun recebem nesta terça-feira (30/10), em Brasília, o Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) em Saúde Bucal. A solenidade está marcada para as 20hs, no Hotel Kubitschek Plaza.

A estrutura de atenção à saúde bucal disponibilizada aos usuários da Rede pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou pela quarta vez (2008, 2014, 2015, 2018) o Prêmio Nacional de Saúde Bucal como a Melhor Odontologia de Santa Catarina e a quarta melhor Saúde Bucal em nível Nacional. O Município garantiu índices elevados na categoria de municípios com população entre 50 mil e 300 mil habitantes.

De acordo com Nilton José Storgatto, Gerente de Saúde Bucal de Chapecó, “o prêmio é resultado do conjunto de ações realizadas e da preocupação constante com o encaminhamento e atendimento das Políticas de Prevenção e Manutenção da Saúde Bucal da população chapecoense”. Em Chapecó, são 26 Centros de Saúde, com 48 consultórios odontológicos e 30 Equipes de Estratégia Saúde da Família Bucal, atendendo com um efetivo de 57 Cirurgiões Dentistas e 55 Auxiliares de Saúde Bucal.

O Município conta ainda com um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – que possuiu oito consultórios odontológicos, atendendo em sete especialidades: Próteses Odontológicas, Radiologia, Odontopediatria, Cirurgia, Pacientes Especiais, Periodontia e Estomatologia (diagnóstico de lesões). São atendidas em média 2.300 consultas por mês.


(Foto: Prefeitura de Chapecó)


Nilton explica, ainda, que nos Centros de Saúde são realizadas em média 720 consultas diariamente, sem contar as urgências. Nos Centros de Saúde da Efapi e Marechal Bormann, o Município oferece o turno estendido, ou seja, além do atendimento normal da Unidade de Saúde, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, funciona das 17hs às 19hs no Marechal Bormann, e na Efapi das 18hs às 22 hs.

Além da atuação das Equipes de Saúde Bucal nos atendimentos nos consultórios, três profissionais realizam ações junto às escolas e creches, desenvolvendo a odontologia preventiva, com escovação orientada, palestras e fazendo o encaminhamento para tratamento curativo daqueles que necessitam. “Nos últimos anos a Odontologia de Chapecó, no âmbito da Saúde Pública, tem sido destaque em níveis estadual e nacional. O comprometimento dos profissionais que atuam nos serviços, aliado às ações da Prefeitura, culminaram na melhoria dos índices de saúde bucal da população chapecoense”, explicou Nilton.

Para o Prefeito da cidade, Luciano Buligon, premiações como essa mostram que Chapecó está no caminho certo e que os investimentos realizados em saúde, sempre acima do que exige a legislação, têm gerado resultados positivos. “Hoje o Município investe cerca de 30% de seu orçamento na saúde e isso impacta no aumento do número dos serviços oferecidos, na qualidade do atendimento, na melhoria das estruturas e capacitação dos profissionais”, finalizou.