Alimentação saudável depende de planejamento, destaca nutricionista - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Alimentação saudável depende de planejamento, destaca nutricionista

A alimentação é fundamental para manter uma boa qualidade de vida. Para isso, é muito importante adotar uma dieta saudável e adequada. O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar problemas de saúde.

Pequenas mudanças podem tornar a alimentação mais saudável. (Juliana Matielo)


Especialistas alertam que não há alimentos maus, apenas má alimtação. Não é necessário deixar de comer algo para ter uma alimentação saudável, apenas fazer a combinação certa, na quantidade adequada, e adotar algumas regras no seu dia a dia.

Conforme a nutricionista Flávia Sell “temos um problema chamado tempo. As pessoas correm muito hoje em dia”, afirma. Para ter um hábito de vida saudável não há nada melhor que o planejamento. “A maioria das pessoas não tem o hábito de comer salada, não é que não gostem de salada, mas apenas não tem o hábito de preparar. As pessoas veem como um tempo perdido, mas na verdade, seria um tempo ganho”, destaca a profissional.

Da horta direto ao prato: os benefícios dos alimentos frescos

Hortaliças em geral, devem ser consumidas imediatamente após a colheita, para que não haja perda, principalmente de vitaminas. A nutricionista Flávia Sell diz que, ao colher e consumir imediatamente, todas as qualidades nutricionais do produto (legumes, verduras e frutas) se mantém íntegras. Para ela, a própria apresentação do produto fica melhor e instiga a sua ingestão. “Você pega uma salada fresquinha e uma que está estocada a mais tempo, ela te dá mais vontade de consumir e assim você se alimenta de forma saudável”, explica a nutricionista.

Flávia destaca que no supermercado não temos como saber exatamente como aquele produto foi cultivado, se é orgânico ou não. Atualmente, as pessoas estão mais conscientes em relação à saúde. A nutricionista aponta que o perfil dos pacientes está passando por mudança. “Antigamente procuravam a nutricionista porque queriam ficar magras. Hoje em dia 95% das pessoas que entram no meu consultório buscam saúde”, diz Flávia.

Cada vez mais as pessoas buscam por saúde à mesa. (Daniel  Paulus/ClicRDC)


Mas afinal, o que é essa tal alimentação saudável?

Conforme o Ministério da Saúde, a alimentação saudável é obtida através de um cardápio diversificado, rico em alimentos vegetais integrais e com pequenas quantidades de produtos de origem anima. O “carro chefe” são as hortaliças, pois elas são fonte de vitaminas, sais minerais, fibras e de vários outros compostos químicos necessários para a proteção à saúde. Estudos apontam que os vegetais serão os “remédios do futuro”, utilizados na prevenção de doenças crônicas como o câncer e doenças cardiovasculares. Uma alimentação saudável também ajuda a evitar a ocorrência de doenças infecciosas e males causados por deficiências nutricionais.