Outubro Rosa: Sábado (27) será de prevenção em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Outubro Rosa: Sábado (27) será de prevenção em Chapecó

Os 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó estarão abertos no sábado, para o Dia D da Campanha de Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Mama.

Com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde da mulher, o município de Chapecó por meio da Secretaria de Saúde desenvolverá diversas ações voltadas às celebrações do “Outubro Rosa” 2018. Com a finalidade de facilitar ainda mais o acesso do público feminino aos exames preventivos, os 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó estarão abertos no sábado (27), das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, para o Dia D da Campanha de Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Mama.

Esta estratégia visa atender as mulheres que trabalham durante a semana e não conseguem realizar os exames nos horários de atendimento dos centros de saúde dos bairros. O foco principal é atingir principalmente as mulheres entre 20 e 59 anos, faixa etária onde a incidência do Câncer Uterino é mais acentuada. As unidades irão realizar ainda uma busca ativa de mulheres que nunca realizaram o exame, ou ainda aquelas que há muito tempo não realizam o exame, reconhecidas, por exemplo, pelo cadastro ou pelas visitas das Agentes de Saúde.

O exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero também conhecido como Papanicolau, tem grande importância para o diagnóstico precoce do Câncer Uterino. Importante também a realização dos exames preventivos, pois diversas escolas solicitam a comprovação do exame para a efetivação das matrículas das crianças nas escolas, tanto públicas quanto privadas.

O que é o “Outubro Rosa”?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.