STF autoriza volta de Aécio ao mandato no Senado - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

STF autoriza volta de Aécio ao mandato no Senado

Aécio havia sido afastado em maio por determinação do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, após a Operação Patmos, fase da Lava Jato baseada nas delação da JBS

Foto: Evaristo Sa/Produção


No fim da manhã desta sexta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou  o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das funções parlamentares. Com isso, Aécio poderá retomar as atividades no Senado. Aécio estava afastado desde maio, após ter sido citado nas delações da JBS.

Aécio havia sido afastado em maio por determinação do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, após a Operação Patmos, fase da Lava Jato baseada nas delação da JBS. O caso de Aécio ficou com ministro Marco Aurélio, após Fachin fatiar as investigações da delação da JBS. A defesa de Aécio havia entrado com um recurso no tribunal e desde então ele aguardava uma decisão para saber se poderia retomar as atividades de senador.

O ministro também derrubou outras restrições aplicadas ao senador, como a proibição de falar com outras pessoas investigadas junto com Aécio – como sua irmã, Andrea Neves – e também de deixar o país.