Eleição 2018: maioria dos presidenciáveis prioriza SP e RJ em 7 semanas de campanha - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Eleição 2018: maioria dos presidenciáveis prioriza SP e RJ em 7 semanas de campanha

7 dos 13 candidatos reservaram a maior parte das agendas para os dois estados, respectivamente 1º e 3º colégios eleitorais do país. Período de campanha termina no sábado.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram os dois principais destinos da maioria dos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018 até aqui na campanha, que termina no sábado (6). Segundo levantamento, 7 dos 13 presidenciáveis visitaram SP e RJ mais do que qualquer outro estado do Brasil entre 16 de agosto e a última quarta-feira (4).

O levantamento leva em conta as agendas divulgadas pelas assessorias de imprensa das campanhas e o número de eleitores por estado segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Todos os candidatos tiveram São Paulo como o principal destino. Com 33 milhões de eleitores, o maior colégio eleitoral do país recebeu quase metade das visitas dos presidenciáveis (46%). O estado também sedia veículos de comunicação e entidades de classe de projeção nacional.

O Rio de Janeiro, terceiro em número de eleitores (12,4 milhões), foi o segundo mais visitado por 7 dos 13 presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU).

As exceções são: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Fernando Haddad (PT) – que dedicou ao Rio de Janeiro o mesmo número de visitas que fez ao Paraná –, Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e João Goulart Filho (PPL).

Ex-ministro da fazenda, Henrique Meirelles concentrou as agendas no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, além de São Paulo. O candidato do MDB só visitou o Rio de Janeiro 2 vezes, para entrevistas e encontro de campanha.

João Goulart Filho (PPL) também teve Brasília como seu 2º principal destino. Em 2010, o presidenciável foi candidato a deputado distrital do DF, mas perdeu.

Cabo Daciolo teve somente um compromisso público desde o início da corrida presidencial: uma visita a uma feira cristã em 27 de setembro, em São Paulo. Até então, o candidato do Patriota não havia realizado caminhadas, comícios ou outras ações de campanha.

O Paraná foi o segundo estado mais visitado por Alvaro Dias e Fernando Haddad. O candidato do Podemos tem base eleitoral no estado, onde foi governador e senador. Além disso, Dias é apoiado pelo líder das pesquisas de opinião para o governo paranaense, Ratinho Jr. (PSD).

Haddad, por sua vez, foi a Curitiba semanalmente durante a campanha para encontro com dirigentes do PT e para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na capital paranaense desde abril.

Minas Gerais foi o segundo estado onde Geraldo Alckmin mais cumpriu agenda de campanha, atrás apenas de São Paulo. Em MG, o presidenciável recebe apoio de Antonio Anastasia (PSDB), líder nas pesquisas de intenção de voto para governador.

Veja os estados mais visitados pelos candidatos (em ordem alfabética):

Candidato                                          UFs mais visitadas

Alvaro Dias (Podemos)                  SP, PR e RJ

Cabo Daciolo (Patriota)                SP

Ciro Gomes (PDT)                          SP, RJ E CE

Eymael (DC)                                    SP, RJ, PE e AL

Fernando Haddad (PT)                 SP, PR e RJ

Geraldo Alckimin (PSDB)             SP, MG e RJ

Guilherme Boulos (PSOL)            SP, RJ e DF

Henrique Meirellers (MDB)         SP, DF e MG

Jair Bolsonaro (PSL)                      SP, RJ e RS

João Amoêdo (Novo)                     SP, RJ e MG

João Goulart Filho (PPL)              SP, DF, RJ e PE

Marina Silva (Rede)                       SP, RJ e DF

Vera Lúcia (PSTU)                           SP, RJ e SE

 

Quilometragem

Em sete semanas de campanha, os presidenciáveis percorreram, juntos, cerca de 289,2 mil quilômetros. A distância equivale a sete voltas ao redor da Terra pela linha do Equador.

 

Candidato                                          Total de quilômetros de cada candidato

Alvaro Dias                                        24,153 km

Ciro Gomes                                       37,699 km

Fernando Haddad                          19,653 km*

Geraldo Alckmin                             50,990 km

Guilherme Boulos                          25,749 km

Henrique Meirelles                        18,149 km

Jair Bolsonaro                                 11,203 km**

João Amoêdo                                   30,023 km

João Goulart Filho                          12,359 km

Eymael                                               7,978 km

Marina Silva                                      34,537 km

Vera Lúcia                                         16,758 km

*Fernando Haddad foi anunciado como candidato, no lugar de Lula, no dia 11 de setembro.

** Jair Bolsonaro fez sua última agenda de campanha no dia 6 de setembro, quando sofreu o atentado.

 

As distâncias foram calculadas em valores aproximados e considerando as viagens entre cidades brasileiras para a realização de agendas públicas.

*Com informações G1

Comentários do Facebook