Jogo histórico! Barcelona e Chape disputam o Troféu Joan Gamper

Expectativa é de que o Camp Nou receba mais de 65 mil expectadores para o confronto agendado para as 15h30 (horário de Brasília). Alan Ruschel fará a sua reestreia com a camisa do Verdão

Menos de 24 horas após perder para o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira, a Chapecoense entra em campo para uma partida única em seus 44 anos de história. A partir das 15h30 (horário de Brasília), 20h30 (da Espanha), o Verdão do Oeste enfrenta o Barcelona, no Campo Nou, em partida válida pelo Troféu Joan Gamper. O convite foi realizado em dezembro do ano passado, logo após a tragédia aérea da Colômbia. Acima de uma partida de futebol, as duas equipes entram em campo para celebrar a vida: o lateral-esquerdo e meia Alan Ruschell fará a sua reestreia com a camisa da Chape, 252 dias após a queda do avião. 

Logística do Verdão

Parte do grupo da Chape, formada por dirigentes, funcionários e 15 atletas, chegou à Espanha na manhã do último sábado. Ontem, os jogadores participaram de uma atividade no gramado do Centro de Treinamento Joan Gamper. Já a segunda delegação, composta pelos atletas que enfrentaram o Coritiba, no domingo, chegaram á Espanha no início da tarde de hoje. Eles se juntam ao restante do elenco, que está concentrado para o jogo de logo mais, 15h30 (de Brasília), no Hotel Melia Barcelona Sarriá. 

Reestreia de Alan Ruschell

O lateral-esquerdo e meia Alan Ruschel fará a sua reestreia com a camisa da Chape. A expectativa é de que o jogador, sobrevivente da tragédia aérea da Colômbia, atue entre 35 e 40 minutos. Alan volta aos gramados após 252 dias de recuperação, somado a um trabalho intenso de preparação física e transição ao campo de jogo. Ele deverá atuar como meia, onde se adaptou durante os treinamentos. 

Ferrão, jogador de futsal do Barcelona, natural de Chapecó, troca camisa com Alan Ruschel durante treinamento no CT Joan Gamper (FCB)


Ingressos para o confronto

O Barcelona vende ingressos nas bilheterias físicas e também de forma online, por meio de seu site oficial, com preços a partir de 29 euros (o equivalente a R$ 107, na cotação desta terça-feira). O bilhete mais caro custa 390 euros (R$ 1.443,00 ) e é referente à área VIP. O duelo será realizada no Estádio Camp Nou, que possui capacidade para 99.786 pessoas. 

Troféu Joan Gamper

Será a 11ª vez que um brasileiro disputará o troféu a convite do Barcelona e o histórico não é dos melhores. Apenas o Internacional, em 1982, foi campeão, ao bater o Manchester City na decisão, em uma época que a disputa contava com quatro clubes. Flamengo, Vasco, Botafogo e Santos também já tiveram a oportunidade de representar o país no Camp Nou. Na lembrança mais recente, o Peixe foi goleado por 8 a 0, em 2013, em amistoso que fez parte da venda de Neymar para os Catalães.

A Chapecoense, de Vinícius Eutrópio

Sem tempo para ajustar a equipe, o auxiliar-técnico Emerson Cris viajou com a delegação na sexta-feira (04) para preparar o grupo formado por reservas, jogadores das categorias de base e suspensos do Brasileirão. A expectativa é de que o Verdão inicie a partida com esta equipe, alternativa, com a presença de Reinaldo e Apodi nas laterais – suspensos contra o Coxa. Como o Joan Gamper permite onze mudanças ao longo da partida, a expectativa é de que Vinícius Eutrópio incremente os jogadores considerados titulares no decorrer dos 90 minutos. 

O Barcelona, de Ernesto Valverde

O duelo com a Chapecoense será o segundo do Barcelona depois do fim do trio MSN. Com a saída de Neymar para o PSG, o clube ainda busca no mercado um substituto a altura, mas tem várias opções no elenco para colocar em campo ao lado de Messi e Suarez. Paco Alcácer, Deulofeu, André Gomes, Arda Turan e Denis Suárez são algumas das opções de Enerson Valverde. Do banco, Rafinha, Marlon e Douglas são os brasileiros que lado catalão do duelo. 

Troféu Joan Gamper: Barcelona x Chapecoense

Data: Segunda-feira, 07 de agosto
Horário: 15h30 (de Brasília), 20h30 (da Espanha)
Local: Camp Nou, Barcelona, Espanha
Válido: 50ª edição do Troféu Joan Gamper

Transmissão: A Rádio Oeste Capital FM e a Super Condá AM transmitem a partida direto da Espanha. A transmissão da Equipe Clássico – 93,3 FM – inicia às 15h.