Copa Mundial de Futebol de Robôs terá humanoide com escudo da Chape

Robô foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Brasil participará da competição em julho, na cidade de Nagoya, no Japão

O ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica participará, em julho deste ano, na cidade de Nagoya, no Japão, da Copa Mundial de Futebol de Robôs. E na confecção dos humanoides que disputarão a competição, a menção ao time alviverde: o primeiro Robô recebeu o nome de ‘Chape’, em homenagem ao Clube catarinense.

O uso da marca foi solicitado de forma oficial ao Verdão, que analisou a situação e autorizou a utilização da imagem. Conforme Juliana Sá Zonta, Gerente de Marketing da Chapecoense, a intenção do ITA evidencia a simpatia do Clube.

Além disso, estampar o ‘ACF’ no Robô é uma forma de valorizar e propagar a marca, considerando, principalmente, que a Copa do Mundo da categoria será disputada no Japão. 

O trabalho de fabricação do robô iniciou ainda em fevereiro e, num ritmo acelerado, o processo foi concluído no final de maio. Entretanto, além disso, foram vários meses de planejamento envolvendo o projeto, a modelagem e simulações, o que demandou muita dedicação de todo o grupo – composto por mais de 60 alunos.

Robô ‘Chape’ irá compor a equipe brasileira do ITA na Copa Mundial de Robôs (Divulgação/ITA)

Para Daniela Vacarini, engenheira mecânica da equipe do ITA, o trabalho desempenhado é uma junção do futebol e da tecnologia e, por isso, a intenção de dar ao Robô o nome de ‘Chape’, um time brasileiro e pelo qual afirmam sentir muita empatia. 

O desenvolvimento de humanoides de jogadores de futebol ainda é uma novidade a nível mundial, já que é necessário replicar nos robôs os movimentos e as funções básicas de um ser-humano. Somente assim eles podem andar, chutar e simular a visão da bola, por exemplo. Ainda assim, o empenho é considerado extremamente válido pelo ganho intelectual que proporciona aos envolvidos no projeto.

*O texto tem a colaboração de Alessandra Seidel, integrante da Assessoria de Comunicação da Chapecoense.