Conheça o Urawa Red Diamonds, adversário da Chape na Copa Suruga Bank - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Conheça o Urawa Red Diamonds, adversário da Chape na Copa Suruga Bank

Washington ‘Coração Valente’ e Edmundo vestiram a camisa do Urawa nos anos 2000. Time japonês vem de vitória na J-League

Jogadores do Urawa comemoram gol durante partida da Champions League da Ásia. Artilheiro Koroki também é o capitão do time (Getty Images)


Apesar da distância entre Japão e Brasil, o adversário da Chape na Copa Suruga Bank tem fortes relações com o país sul-americano. Um dos nomes mais lembrados pela torcida japonesa é o atacante Washington ‘Coração Valente’, que passou por clubes como Fluminense, São Paulo, Atlético-PR e hoje está aposentado.

Washington foi apresentado pelo Urawa em 1º de janeiro de 2006. Naquele ano, comandou o Clube japonês na campanha do título nacional, marcando 26 dos 67 gols da equipe e sagrando-se artilheiro do torneio, ao lado de Magno Alves, do Gamba Osaka. Em 2007, auxiliou o Urawa na disputa do Mundial de Clubes da FIFA. A equipe terminou na terceira colocação, sendo eliminada pelo Milan, campeão daquela edição.

Outro brasileiro que já vestiu a camisa do Urawa é Edmundo, o “animal”, ex-atacante da Seleção Brasileira, Palmeiras, Corinthians, Santos, Vasco e outros Clubes brasileiros. Em 2002, Edmundo participou de 35 jogos pelo Urawa e marcou 33 gols. Com três anos de contrato assinado, rescindiu o acordo na mesma temporada, alegando saudades da família. Ele voltou ao Brasil para atuar no Vasco da Gama. 

História 

O Clube foi fundado em 1950 com o patrocínio da Mitsubishi Motors, que se mantém até hoje. Além da conquista da J League, principal competição do país – mesmo patamar do Brasileirão – o Urawa já levantou o caneco da Copa da Liga Japonesa em 2003 e 2016 – equivalente a Copa do Brasil. O título dessa competição, aliás, foi o que garantiu a equipe na Copa Suruga Bank 2017. O Urawa também conquistou duas taças da Supercopa do Japão, realizada anualmente em partida única, e o principal título de sua história: a Liga dos Campeões da Ásia, em 2007.

J-League

Atualmente, o Clube ocupa a 8ª posição da J-League, com 33 pontos somados em 22 jogos. E é bom a Chape ficar de olho no experiente atacante Shinzo Koroki, de 31 anos, artilheiro da competição com 13 gols marcados. O jogador, inclusive, soma passagens pela Seleção Japonesa entre 2008 e 2011. Foi revelado pelo tradicional Kashima Antlers, porém, em 2013, transferiu-se para o Urawa, sendo um dos principais nomes do elenco atual.

Estádio

O Urawa manda seus jogos no Estádio Saitama 2002, localizado na cidade de Saitama, que faz divisa com Tóquio. Inaugurado em Setembro de 2001, tem capacidade para 63.700 torcedores. Recebeu quatro partidas da Copa do Mundo de 2002. Entre elas a vitória história da Seleção Brasileira por 1 a 0 diante da Turquia, com o famoso gol de bico de Ronaldo Fenômeno. 

 

Elenco

O jogador mais conhecido do torcedor brasileiro é o atacante Rafael Silva. Ele iniciou a carreira no Coritiba, em 2012, e na sequência se transferiu para o futebol suíço. Desde 2014 atua no Japão, onde já vestiu a camisa do Albirex Niigata. Chegou ao Urawa nesta temporada, onde participou de 23 jogos e marcou 13 gols. Na última partida de sua equipe, diante do Ventforet Kofu, pela J-League, foi titular durante os 90 minutos na vitória do Urawa, fora de casa, por 1 a 0.

Outro jogador brasileiro do elenco é o zagueiro Maurício, de 25 anos. Revelado pelo São Paulo e com passagens por Pelotas, Penapolense e Juventus, o defensor não demorou para chamar a atenção do futebol português, onde atuou por cinco temporadas. Foi apresentado no Urawa Red Diamonds no início deste mês.