CBF deseja implantar árbitro de vídeo já na próxima rodada do Brasileirão - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

CBF deseja implantar árbitro de vídeo já na próxima rodada do Brasileirão

Decisão foi tomada pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, após reclamações do Vasco por causa do gol de mão anotado por Jô.

Após gol de Jô, que decretou a vitória do Corinthians sobre o Vasco por 1 a 0, CBF confirma o uso da nova tecnologia (Fernando Torres/CBF)


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quer implantar o sistema de árbitro de vídeo já na próxima rodada do Campeonato Brasileiro – Série A. A informação foi confirmada pelo chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, coronel Marcos Marinho. A decisão foi tomada pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, depois do gol de mão anotado pelo corintiano Jô na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco.

“A decisão foi comunicada pelo presidente a nós, e vamos implementar na rodada do final de semana”, disse Marinho. A CBF até agora se recusava a implantar o árbitro de vídeo em suas competições por causa do alto custo da operação. A situação mudou totalmente nesta semana. “Não importa quanto custar. Vamos implementar”, confirmou o mandatário da CBF.

Uma reunião será realizada hoje na sede da CBF para definir detalhes da implantação e se o árbitro de vídeo será usado também em outras competições da CBF, como a Copa do Brasil. Nesta segunda-feira (18), o presidente do Vasco, Eurico Miranda, participou de uma reunião com a cúpula da CBF, na qual ouviu a promessa da implantação do árbitro de vídeo. Informação agora confirmada por Marcos Marinho. O Regulamento Geral de Competições da CBF prevê o uso de árbitro de vídeo, mas não há obrigatoriedade do uso em todas as rodadas ou todas as partidas do mesmo torneio.

Vale ressaltar que o sistema já foi testado nas finais do Campeonato Pernambucano deste ano, quando toda a cúpula da arbitragem foi para o Estado para realizar a experiência. A entidade confia nos treinamentos realizados com árbitros pela Conmebol, que utilizará o sistema a partir das semifinais da Copa Libertadores deste ano.

Leia a nota oficial da CBF sobre o caso

A Comissão de Arbitragem da CBF projetava o uso do Árbitro de Vídeo (AV) nas rodadas finais do Brasileirão 2017. Ao longo deste ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo a capacitação que vem sendo realizada desde a semana passada na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. Entretanto, em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira (18), e determinou que o Árbitro de Vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileirão – Série A. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, está trabalhando para acertar os detalhes e viabilizar o AV (árbitro de vídeo) o mais rápido possível.