PIB vai crescer menos de 0,5% em 2017, afirma Henrique Meirelles - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

PIB vai crescer menos de 0,5% em 2017, afirma Henrique Meirelles

O ministro afirmou a possibilidade de aumentar os impostos como forma de compensar a queda da arrecadação.

Crédito: Simon Dawson/Reprodução


Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (28) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer menos que o esperado para o país, em 2017. A projeção oficial será divulgada nas próximas semanas, “Será um pouco menor do que 0,5%, mas certamente será positivo”, afirmou o ministro.

Na última pesquisa Focus do Banco Central, que ouve semanalmente uma centena de economistas, a previsão para alta do PIB em 2017 oscilou de 0,4% para 0,39%. O Brasil passou por períodos de recessão em sua economia, e agora começou a dar sinais de recuperação. Entretanto ainda não se encontra em uma situação estável, devido à crise política envolvendo o governo de Michel Temer. 

Durante seu pronunciamento, o ministro afirmou a possibilidade de aumentar os impostos como forma de compensar a queda da arrecadação e conseguir cumprir a meta fiscal. “Se for necessário, vamos aumentar impostos”, disse o ministro. Meirelles afirmou também, que a trajetória da inflação e da taxa de juros será de queda.