EUA suspendem importação de carne fresca do Brasil - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

EUA suspendem importação de carne fresca do Brasil

A situação piorou depois que a Operação Carne Fraca desestabilizou o mercado no exterior. 

Crédito: UOL/Economia


O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (22) que suspendeu todas as importações de carne in natura do Brasil. O Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos  do pais informou, que desde março vem inspecionando todos os produtos de carne que chegam do Brasil ao país. Ao total 11% dos produtos enviados foram reportados por não cumprirem com os padrões de qualidade.

As autoridades dos EUA informaram que a suspensão dos embarques permanecerá em vigor até que o Ministério da Agricultura do Brasil tome medidas corretivas que os Estados Unidos considerem satisfatórias. O governo brasileiro ainda não se manifestou, mas de acordo com o governo dos EUA a situação com o Brasil em breve será resolvida. 

Os EUA tinham passado mais de 10 anos sem comprar carne fresca brasileira e só reabriu o mercado no ano passado. A decisão de suspender as importações é mais um ponto negativo para a indústria de carne, que enfrenta uma sequência de problemas desde o início do ano, que afetam as exportações e o preço dos produtos e comprometem toda a indústria cadeia do setor no Brasil. A situação piorou depois que a Operação Carne Fraca desestabilizou o mercado no pais.