Desemprego atinge 13,8 milhões de pessoas, segundo IBGE - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Desemprego atinge 13,8 milhões de pessoas, segundo IBGE

No trimestre anterior, eram mais de 14 milhões de trabalhadores sem emprego formal.

Crédito: Custódio Coimbra/Reprodução


Cerca de 13,8 milhões de pessoas estão desempregadas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (30). O período calculado foi entre março e maio de 2017.

A taxa encerrada no mês de maio foi de 13,2%, comparada a do trimestre encerrado em abril (13,6%), houve uma pequena redução. Entretanto, na comparação com o mesmo trimestre de 2016, este ano tivemos 2,3 milhões de pessoas a mais desempregadas no país no período entre março e maio.

O IBGE avalia e considera se a pessoa está desempregada, se ela busca, mas não consegue ocupação formal. A taxa de desemprego é medida pelo IBGE por meio de uma média móvel trimestral, ou seja, a cada três meses.

Acompanhe os outros dados divulgados na pesquisa:

Chegou a 10,5 milhões de empregados no setor privado sem  carteira assinada, um aumento de 2,2% em comparação ao semestre anterior. Já o número de empregados com carteira assinada sofreu queda de 1,4%. Ao todo são 33,3 milhões de brasileiros que atuam sem carteira de trabalho assinada no país.

Cerca de 22,4 milhões de pessoas atuam por conta própria. Esse dado permanecem estável na comparação com o trimestre anterior, entretanto, regrediu 2,6% na comparação anual.