36% dos recursos do FGTS foram usados para pagamentos de dívidas - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

36% dos recursos do FGTS foram usados para pagamentos de dívidas

Ao todo, já foram sacados cerca de R$ 41,8 bilhões de recursos do FGTS até a última  sexta-feira (14).

Edson Lopes Jr. – Reprodução


O Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou nesta segunda-feira (17) um estudo sobre o destino do FGTS. Cerca de 36% do total do recurso das contas inativas do FGTS foi utilizado para quitar dívidas. Ao todo, já foram sacados cerca de R$ 41,8 bilhões segundo dados levantados até a última sexta-feira (14). Os números dos saques devem aumentar, porque o último grupo de beneficiário tem até o dia 31 de junho para retirar o benifício.

Os dados surpreenderam o governo que achava que irá ser sacado apenas 70%, e por fim, o saques atingiram 100% do valor. Segundo o Secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos, Marcos Ferrari “Os recursos das contas inativas desafogaram a renda das famílias e permitiu que elas retomassem o consumo. Aliada a atual redução das taxas de juros, a expectativa é de esses impactos se estendam também para os próximos meses.”.

Com a liberação do FGTS outros setores também foram influênciados positivamentes, como o aumento de crédito para financiamento de veículos de 29,8%, e o comércio varejista que cresceu 2,4% em comparação ao mesmo mês do ano passado.