OUÇA AO VIVO

InícioGERALVÍDEO: Morador reclama de lixo descartado no chão próximo a contêineres em...

VÍDEO: Morador reclama de lixo descartado no chão próximo a contêineres em Chapecó

A prefeitura informou que uma equipe de plantão foi ao local, nesta manhã, e fez a limpeza

Foto: Reprodução/Prefeitura

Circula nas redes sociais o vídeo de um morador que flagrou o acumulo de material- descartado de forma irregular – próximo de contêineres usados para coleta de resíduos recicláveis e orgânicos. O fato aconteceu na rua Barão do Rio Branco, na região central de Chapecó. O descarte irregular de resíduos é um problema corriqueiro no município. O ClicRDC procurou a prefeitura, na manhã deste sábado (23), e foi informado que ao tomar conhecimento do vídeo, uma equipe de plantão foi ao local para conferir a situação e fez a limpeza.

- Continua após o anúncio -

Nas imagens, o morador mostra a situação do local, com vários materiais depositados no chão, bem próximos das lixeiras. “Absurdo”, desabafa.

Veja o vídeo:

- Continua após o anúncio -

A gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Agricultura, Graciela Heckler, informou que um dos problemas verificados é o descarte irregular de materiais, que deveriam ter sido levados para os Ecopontos da Prefeitura, na Getúlio Vargas, Superintendência da Efapi e na Secretaria da Infraestrutura – localizada na avenida Sete de Setembro. Nestes pontos são recebidos materiais como móveis, eletrodoméstico, fogões, pneus, vidros e óleo de cozinha.

Medidas

A Secretaria de Infraestrutura destacou que possui uma equipe que diariamente recolhe resíduos. Outra ação realizada no município é a limpeza dos rios, galerias e bocas-de-lobo. Também está iniciando um estudo para avaliação da necessidade de novas lixeiras, além da reposição daquelas que foram danificadas.

A administração destaca que está tomando medidas, mas que a população precisa colaborar. Uma campanha de conscientização será lançada em fevereiro, segundo informou a Administração.

Contêineres

Em 2019, a Administração Municipal informou que instalaria 400 novos contêineres de resíduo reciclável (laranja), que tinham três vezes mais capacidade de armazenamento do que os coletores antigos. Eles possuem uma abertura de 20 centímetros de altura por 90 centímetros de comprimento para o depósito dos resíduos, não sendo mais possível a abertura da tampa de forma manual. Os novos equipamentos passaram a integrar o sistema de coleta automatizada, realizado por caminhões compactadores.

Na época, a Prefeitura informou que o investimento da empresa responsável pelo serviço de coleta de resíduos sólidos em Chapecó (TOS Obras e Serviços Ambientais) era de aproximadamente R$ 3,2 milhões, entre os novos contêineres e um caminhão.

Denúncia

O secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, também solicita o apoio dos moradores para que denunciem o descarte irregular, fazendo foto e contato com a Guarda Municipal, pelo 153 ou 49-3330-8697.


Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se