OUÇA AO VIVO

InícioGERALUm mês da tragédia em Brumadinho

Um mês da tragédia em Brumadinho

Bombeiros seguem busca em Brumadinho — Foto: Fábio Barros/Agência F8/Estadão Conteúdo

Informações G1

Nesta segunda-feira (25) completam 30 dias do rompimento da barragem 1, do complexo da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. O mar de lama, vitimou 179 pessoas e ainda são 131 desaparecidas.

Entre 25 de janeiro e este 25 de fevereiro, a procura por sobreviventes e por corpos foi rotina para centenas de militares e voluntários. “O trabalho começa às 5h, quando as equipes se levantam. Às 6h30, nós nos reunimos para uma orientação, um briefing de segurança e de diretrizes do que vai ser feito ao longo do dia. As equipes são lançadas a campo. (…) Ao final do dia, quando as equipes retornam, elas nos dão um feedback de como foi o rendimento do planejamento. Fazemos então, a seguir, uma reunião para planejarmos o dia seguinte e tudo se repete”, diz o oficial.

- Continua após o anúncio -

Segundo ele, ainda não é possível estimar por quanto tempo este esquema de trabalho vai perdurar.

Segundo o tenente-coronel, o efetivo menor não significa redução nas buscas. Ele ressalta que a variação no quantitativo de pessoal é reflexo da característica atual do trabalho, focado em escavações.

“Nós chegamos a ter mais de 470 pessoas em campo no primeiro momento da ocorrência, na primeira semana, em que a demanda de resgates era muito intensa. Muitos resgates feitos porque as localizações estavam sendo feitas à superfície, a olho nu. Então, a demanda era muito grande, muito intensa. Isso já não acontece mais. É um outro momento operacional. Não precisamos mais de tantos homens. Então, hoje, a quantidade de homens diminuiu, mas a quantidade de máquinas aumentou porque a efetividade do maquinário para as escavações é, obviamente, muito mais produtiva”, afirma.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se