Seminários apresentam plano de ação dos eixos de turismo e de sustentabilidade

A intenção é debater os setores enquanto geradores de riqueza, desenvolvimento econômico e social do município e região.

O Sebrae/SC e a Prefeitura de Chapecó promovem nesta quarta-feira (10) os seminários dos eixos de Inovação & Sustentabilidade (13h30, na ACIC) e de Turismo & bem-estar (19 horas na Unoesc, sala S-219). Os eventos marcarão a discussão e início do desenvolvimento do plano de ação entre representantes do Poder Público Municipal, de entidades e empresários.  

A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora que foi implantado no início deste ano com o objetivo de planejar, implementar e gerenciar medidas para intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais. Os dois eixos estão entre os cinco prioritários que vem sendo trabalhados no Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM). A intenção é debater os setores enquanto geradores de riqueza, desenvolvimento econômico e social do município e região.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que o PEDEM visa fomentar a economia do município com base no planejamento dos eixos estratégicos para promoção do crescimento econômico e social de forma sustentável. Além do eixo “Turismo & bem-estar” e de “Inovação & sustentabilidade”, o plano inclui os segmentos de “Indústria & bens de capital”, “Agroalimentar” e “Integração & logística”.

Segundo o prefeito Luciano Buligon, esse Planejamento Estratégico de Desenvolvimento foi realizado por cidades, países e instituições que hoje são considerados cases de sucesso. “Contamos com o esforço e determinação de nossa equipe, das entidades, instituições e da comunidade para que nos ajudem a obter os resultados que esperamos. Com o plano, minimizaremos os defeitos e potencializaremos as virtudes transformando Chapecó em um município ainda mais empreendedor, desenvolvido e sustentável”.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora contempla 34 soluções em vários setores visando atender demandas que incluem a promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas para estruturar políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, programa de educação empreendedora, entre outros aspectos.