OUÇA AO VIVO

InícioGERALSegunda vez: Monumento do Centenário é pichado em Chapecó

Segunda vez: Monumento do Centenário é pichado em Chapecó

O monumento foi inaugurado em 25 de setembro de 2017 e custou R$ 330.000. – Foto: Diego Antunes/ClicRDC

Pela segunda vez, o Monumento do Centenário de Chapecó, localizado no fim da Avenida Getúlio Vargas, no bairro Bom Retiro, foi pichado. Ainda não se sabe quando ocorreu o fato. A estrutura homenageia três pioneiros da cidade de Chapecó: o colonizador Ernesto Bertaso, o industriário Plínio de Nes e o cooperativista Aury Bodanese, com objetivo de representar a trajetória do desenvolvimento do município.

Diferente da arte com grafite, pichação é crime. Logo acima da estrutura existe uma câmera de videomonitoramento da Polícia Militar, a qual deverá identificar o autor (a) do delito.

A Prefeitura de Chapecó, responsável pela escultura, foi procurada pelo ClicRDC e se manifestou por nota. A Administração Municipal, lamentou o ato de vandalismo e informou que irá registrar Boletim de Ocorrência. “A equipe de pintura da Secretaria de Infraestrutura Urbana já está no
local para providenciar a remoção da tinta”, pontuou.

- Continua após o anúncio -

Em 3 de outubro de 2017, a estrutura também foi pichada. No entanto, daquela vez, a descrição criticava o Poder Público, pois em tinta vermelha, foi escrito “Devolva $ público”.

OBRA

A iniciativa das estátuas foi do prefeito Luciano Buligon, com objetivo de marcar o Centenário de Chapecó. As três personalidades foram esculpidas em bronze, em tamanho natural, com um pedestal 3,5 metros de altura pelo artista Roberto da Silva Claussen.

Polêmica

Desde a inauguração, a obra tem sido motivo de investigação e polêmica em Chapecó. Muitas pessoas se manifestaram contra e a favor da estrutura.

Em 15 de setembro, uma decisão liminar da Justiça, por meio do juiz Selso de Oliveira, acatou pedido da 10ª Promotoria de Chapecó, que tem como titular a promotora Elaine Rita Auerbach, que em ação civil pública pediu a indisponibilidade de bens do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e outras três pessoas: Riquelmo Bedin Filho, Roberto da Silva Claussen (escultor) e Mário Márcio Monteiro da Silva, além da empresa 3MRC. O processo que analisa a licitação de compra de três estátuas ao centenário do Município de Chapecó

O monumento foi inaugurado em 25 de setembro de 2017 e custou R$ 330.000.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se