Radar Meteorológico do Oeste é inaugurado em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Radar Meteorológico do Oeste é inaugurado em Chapecó

.

Inauguração faz parte das ações de comemoração ao centenário de Chapecó. 

Crédito: Daniel Paulus/ClicRDC


Na tarde desta sexta-feira (25) aconteceu em Chapecó a solenidade de inauguração do Radar Metereólogo Oeste. A obra foi custeada pelo Governo do Estado e custou R$ 14 milhões. Participaram do ato, autoridades, colaboradores da Defesa Civil e a comunidade em geral.

O radar meteorológico do Oeste irá cobrir 42% do território Catarinense, e abrangerá 138 municípios. Somado ao radar do Vale (sede em Lontras, no Vale do Itajaí) e o novo radar móvel (que ficará em Araranguá, no Sul do Estado), Santa Catarina terá 100% de cobertura meteorológica de curtíssimo prazo.

Radar Oeste

A obra iniciou em novembro de 2016, em julho deste ano os equipamentos já entraram na fase de teste. Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, toda a construção e instalação dos equipamentos ficaram prontas em menos de um ano. 

O radar recebeu investimento total de mais de R$ 14 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Os recursos são do Fundo de Proteção de Defesa Civil (FUNPDEC) e do financiamento com Banco do Brasil, através do programa Pacto por SC. A torre e a infraestrutura representam cerca de 20% do investimento, e os equipamentos do radar 80%. O terreno foi doado pela Prefeitura de Chapecó.

O ClicRDC esteve no local, acompanhe no vídeo abaixo. 

Comentários do Facebook