Previsão do tempo indica mais de 100mm de chuva no Oeste de SC até sexta-feira (9)

No fim de semana o tempo melhora e uma frente fria trará geada e temperaturas negativas para a região.

Crédito: Elizete Panassolo/Rádio Oeste Capital

A instabilidade que segue intensa no clima em Santa Catarina trará altos volumes de chuva para a região Oeste do estado até a próxima sexta-feira (9). Em algumas regiões próximas do Rio Grande do Sul, 100mm de chuva poderão cair durante um único dia.

Conforme informações da Epagri/Ciram o volume de chuva esperado para Chapecó e região nesta quarta-feira (6) não deve ultrapassar os 30mm. O Dia seguirá com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Já na quinta-feira (8), devido a uma frente fria que está sob o Rio Grande do Sul, a região Oeste do estado sofrerá os efeitos dos altos volumes de chuva. O órgão de meteorologia prevê que chova cerca de 60mm na maior parte das cidades. Já nas localidades próximas do estado gaúcho, pontos isolados registrarão 100mm de chuva.

Na sexta-feira (9), o tempo melhora e a frente fria deverá se afastar do estado, dando espaço a um tempo mais seco e firme. No sábado (10) a previsão é de que sejam registradas baixas temperaturas durante a madrugada e geada ao amanhecer. Durante o dia o sol predomina. A situação se repete no domingo e também na próxima semana, que deverá ser de tempo firme.

Defesa Civil

A Defesa Civil segue monitorando os níveis dos rios Uruguai e Chapecó. É indicado também que áreas com risco de deslizamento sejam evitadas, tal como encostas de residências e rodovias que apresentem deficiências na pista.

Durante o período de muita chuva, a Defesa Civil indica que os moradores evitem contato com a água, não dirijam em áreas alagadas nem transitem sobre pontes. Em caso de emergência, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).