OUÇA AO VIVO

InícioGERALMinistro Marcos Pontes elogia potencial tecnológico de SC: "Modelo para outros lugares"

Ministro Marcos Pontes elogia potencial tecnológico de SC: “Modelo para outros lugares”

Em visita a Santa Catarina nesta sexta-feira, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes, elogiou as iniciativas desenvolvidas no Estado. Durante a manhã, ele conheceu o espaço de inovação Sapiens Parque, e também a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis. Durante a tarde, o roteiro foi no Sul do Estado, com visita a três instituições em Criciúma. A viagem não foi para anunciar recursos, mas sim conhecer projetos desenvolvidos por aqui e ouvir demandas.


Ministro conheceu projetos de alunos da SATC
Foto: Tuliana Rosa, Divulgação

“Sempre tenho essa impressão que é extremamente positiva, que me dá esperança de ter esse tipo de desenvolvimento que é feito aqui, usar como modelo para outros lugares do Brasil dentro das vocações locais. Esse tipo de atitude, mentalidade de empreendedorismo, de inovação, a gente tem que transferir para o Brasil como um todo. Eu fico muito feliz, eu adoro educação também, essa conexão que não tem como se separar e educação, ciência e tecnologia, é um pacote” comentou.

Em contato com alunos do Bairro da Juventude, entidade que atende 1,5 mil crianças e jovens em vulnerabilidade social, ele conheceu um pouco sobre os cursos profissionalizantes desenvolvidos ali. Depois, conversou com alunos da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), contou um pouco sobre a experiência como astronauta. No Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL), conheceu o projeto de captura de CO².

- Continua após o anúncio -

Ciência e educação

O ministro também falou sobre a parceria com a pasta da Educação, para a criação do projeto Ciência na Escola. A ideia é colocar ciência e tecnologia nos ensinos fundamental e médio, que visa promover a interação entre universidades e a rede de escolas públicas. Esse é uma das metas para os primeiros 100 dias da nova gestão do governo federal.

“A ideia é levar robótica, foguetes, formação de professores, levar crianças para dentro da universidade, pesquisadores para fora da universidade, para trabalhar com as escolas. Também olimpíadas na ciência, uma competição macro, além de outros projetos voltados para motivar jovens para as carreiras de ciência e tecnologia. Isso é tão importante para mim porque você pode ter toda tecnologia do planeta, mas se você não conseguir motivar os jovens para participar daquilo, não tem futuro, então é preciso atraí-los” explicou.

O desenvolvimento do ensino técnico também é uma das pautas do ministério. Ele elogiou algumas iniciativas encontradas no Estado, mas disse que a realidade do Brasil é outra. O planejamento é trabalhar com escolas distritais, com centro de formação profissional mantido pelas empresas locais segundo a vocação de cada lugar.

Para fechar a programação no Estado, o ministro se reuniu com reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e parlamentares na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Depois, palestrou sobre o tema “Perspectivas da Ciência e Tecnologia Brasileira para os próximos anos”.

Data simbólica

O astronauta Marcos Pontes é o primeiro ministro de Jair Bolsonaro (PSL) a visitar Santa Catarina. Há exatos 13 anos, dia 29 de março de março de 2006, Pontes entrava para a história como o primeiro brasileiro a voar para o espaço.

*Informações Diário Catarinense

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se