OUÇA AO VIVO

InícioGERALMesmo após chuva, problema de estiagem se mantém em Chapecó

Mesmo após chuva, problema de estiagem se mantém em Chapecó

Foto: W27 Imagens Aéreas /ClicRDC

A chuva registrada nos últimos dias em Chapecó amenizou a situação de estiagem no município, mas não foi suficiente para resolver o problema. De acordo com Daniel Scharf, superintendente regional de Negócios Oeste da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), os 36 milímetros de água elevaram o nível do Lajeado São José em 1,5 metros.

Mesmo assim, segundo Daniel, a estiagem deve continuar em Chapecó, já que não houve regularidade das chuvas neste período. Para contornar a estiagem, uma série de medidas emergenciais foram tomadas pela Casan desde a última quarta-feira (7). 

A Companhia implantou duas bombas flutuantes, que aumentaram a capacidade de captação no Lajeado São José, e instalou novos equipamentos na captação do Lajeado Rio Tigre, que está auxilia a aumentar a vazão necessária para o município.Com essas medidas, a capacidade de abastecimento aumentou em 25%.

- Continua após o anúncio -

Orientações da Casan para o uso racional da água

– Banho: esse é um dos momentos em que mais gastamos água

É natural que o banho seja também um momento de prazer e relaxamento, mas ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo.
É claro que tudo depende do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas, em média, gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos, o gasto de água pode chegar a 120 litros.
Em um banho de 5 minutos (se você passar a marcar verá que não é pouco tempo), é possível reduzir o uso da água para 30 litros de água.
Em apartamentos, os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos, a economia pode chegar a 162 litros.

Evite escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro.

Escovar os dentes com água corrente: é preciso?

Quando você escova os dentes durante cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta aproximadamente 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento. Se fechar a torneira enquanto escova os dentes, e enxaguar a boca com um copo d’água, pode economizar 11,5 litros em casa e de 79 litros em apartamento;
Descarga: é preciso atenção nesse momento em que se gasta muita água!Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário.

Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Por esta razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.

Além disso, é importante não fazer o vaso sanitário de lixeira, jogando cabelos, cigarros, papéis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se