Menos lixo, mais vida: Prefeitura e Comunidade recuperam área degradada em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Menos lixo, mais vida: Prefeitura e Comunidade recuperam área degradada em Chapecó

A próxima ação será na rua Cuba, no bairro Desbravador

Foto: Secom/Chapecó

Na manhã desta quarta-feira (14), um grupo de 30 pessoas entre moradores da Linha Campinas, Condomínio Villagos e servidores do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema) realizaram mais uma ação de ‘Recuperação de Áreas Degradadas’, na região do Goio-Ên. O trabalho de mobilização da comunidade e limpeza urbana integra as atividades do Programa Lixo Zero, que tem provocado em Chapecó uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com os resíduos.

Foram retirados hoje de um terreno baldio, às margens da SCT-480, 2.700 quilos de lixo. “Nosso objetivo é proporcionar um novo cenário em terrenos onde a população costuma jogar vários tipos de resíduos de maneira irregular e irresponsável e, ao mesmo tempo, incentivar a conscientização”, afirmou o Secretário de Infraestrutura Urbana, Ivaldo Pizzinatto.

Além do recolhimento de entulhos, roçada e limpeza geral do espaço, foram colocadas placas de conscientização e plantadas árvores e flores produzidas diariamente no Horto Municipal. As fotografias mostram o cenário antes e depois da ação.



“Em parceria com a comunidade, temos trabalhado um conjunto de ações voltadas aos cuidados com os resíduos, medidas que incentivam uma mudança de comportamento nas pessoas para a prática correta de descartar e reaproveitar os resíduos, atitudes que refletem no dia a dia de quem trabalha diariamente com os resíduos, os nossos catadores”, complementou a Gerente do Departamento de Resíduos Sólidos e coordenadora do Programa Lixo Zero Chapecó, Vanusa Maggioni Cella.

A próxima ação de Recuperação de Áreas Degradadas do Programa Lixo Zero está marcada para o bairro Desbravador, no mês de setembro, na rua Cuba, entre as avenidas Getúlio Vargas e Fernando Machado.