Furacão Irma sobe para categoria 5 enquanto ruma para Caribe e sul dos EUA - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Furacão Irma sobe para categoria 5 enquanto ruma para Caribe e sul dos EUA

.

Para se preparar para a tempestade, o governo de Porto Rico declarou um estado de emergência e ativou a Guarda Nacional.

Crédito: Reuters/Reprodução


O furacão Irma, uma poderosa tempestade de categoria 5, seguiu para o Caribe e para o sul dos Estados Unidos nesta terça-feira, e ilhas em seu caminho se preparavam para ventos possivelmente fatais, inundações litorâneas e enchentes.

Alertas e advertências de furacão estavam em vigor em partes das Ilhas de Sotavento, nas Ilhas Virgens Britânicas e Americanas e em Porto Rico –preparativos para uma tempestade que está se intensificando com ventos máximos constantes de 280 km/h, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).

Em seu mais recente relatório, o NHC informou que o Irma ganhou força e passou a ser considerado um furacão extremamente perigoso de categoria 5, a mais alta da escala de ventos Saffir-Simpson.

Para se preparar para a tempestade, o governo de Porto Rico declarou um estado de emergência e ativou a Guarda Nacional. O território norte-americano, lar de cerca de 3,4 milhões de habitantes, tem 456 abrigos de emergência prontos para acolher até 62.100 pessoas.

Porto Rico também congelou os preços de produtos básicos, como alimentos e água, remédios, geradores de energia e pilhas, para ajudar os moradores a se aprontarem.

O Irma também ameaça a Costa Leste dos EUA e a Flórida, que já declarou estado de emergência. O NHC acredita que o Irma chegará ao sul da Flórida no sábado.

Informações: Agência Reuters