Furacão Harvey enfraquece e deve se tornar tempestade tropical - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Furacão Harvey enfraquece e deve se tornar tempestade tropical

.

O Furacão Harvey enfraqueceu para categoria 1.

Crédito: Reprodução Twitter/G1.com


O maior furacão a atingir a costa do Texas, nos Estados Unidos, em mais de 50 anos se moveu neste sábado (25) de forma mais lenta e perdeu força em direção ao interior, após causar grandes enchentes e causar ventos de até 210 quilômetros por hora.

O Furacão Harvey enfraqueceu para categoria 1 enquanto se movia pelo Texas neste sábado e provavelmente vai se tornar uma tempestade tropical, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

O fenômeno alcançou o Estado na sexta-feira como um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson. Esta é a segunda mais forte categoria de furacão na escala medida pela velocidade sustentada de ventos.

O Texas é o centro da indústria de petróleo e gás dos EUA, e a cidade de Rockport foi uma das mais atingidas. Antes da chegada do furacão, o prefeito disse que todos os que decidiram ficar na região deveriam escrever seus nomes em seus braços para facilitar a identificação em caso de morte ou ferimento. Empresas de energia elétrica disseram que até 250 mil pessoas estão sem energia.

O presidente norte-americano, Donald Trump, que enfrenta seu primeiro grande desastre natural desde que assumiu o posto, disse no Twitter que declarou situação de desastre, para que “toda a força de ajuda do governo seja liberada”.

Por sua força e tamanho, ele carregava similaridades com o Katrina, que também em 2005 chegou a Nova Orleans com categoria 3, causando grandes enchentes e a morte de 1.800 pessoas, em um desastre agravado pela lenta resposta do governo George W. Bush.

Informações: Agência Reuters