OUÇA AO VIVO

InícioGERALEx-prefeito, ex-secretário e partido político são condenados por cobrança de "dízimo" de...

Ex-prefeito, ex-secretário e partido político são condenados por cobrança de “dízimo” de comissionados no Oeste de SC

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Informações: MPSC

O ex-prefeito de Mondaí (SC), o ex-secretário municipal de Planejamento e um partido político, foram condenados pela cobrança ilegal de contribuições partidárias de servidores nomeados para cargos comissionados na Prefeitura do Município. Os envolvidos estavam arrecadando o chamado “dízimo partidário”.

A condenação é resultado de uma ação civil pública movida pela Promotoria de Justiça de Mondaí. Durante a fase de investigações, o Ministério Público comprovou a cobrança ilegal, inclusive com o depoimento de várias testemunhas e a confirmação dos servidores que se sentiram forçados a doar parte de suas gratificações por temerem perder o cargo.

- Continua após o anúncio -

Além de pagar uma multa equivalente a três vezes o valor dos últimos salários nos cargos, o ex-prefeito e o ex-secretário estão proibidos de contratar com o município pelo prazo de três anos. O partido foi multado no valor correspondente a duas vezes o último salário do ex-prefeito.

Com esse valor, o partido conseguiu, nos anos de 2013 e 2014, um total de R$ 37.9 mil. Outros partidos, que não faziam parte do governo na administração municipal, nesse mesmo período, não registraram qualquer doação espontânea.

O ex-secretário, convocava os comissionados para reuniões em que apresentava um formulário já preenchido com os dados do servidor e o valor da contribuição autorizado pelo diretório do partido.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se