Epagri e Embrapa promovem dia de campo sobre uva de qualidade em Videira - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Epagri e Embrapa promovem dia de campo sobre uva de qualidade em Videira

Confira a programação completa do evento

Por Epagri

A Epagri e da Embrapa Uva e Vinho realizam, no próximo dia 14, o 2º Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade no município de Videira (SC). O objetivo é apresentar aos agricultores e técnicos catarinenses novas tecnologias para o cultivo de videiras, principalmente para uvas de mesa.

—  Os produtores poderão ver na prática o uso de novas variedades e novos métodos de manejo visando alta qualidade. Será uma oportunidade para trocar ideias com pesquisadores e outros viticultores —, resume o pesquisador André Kulkamp de Souza, da Estação Experimental da Epagri em Videira (EEV). O evento será realizado a partir das 8h30 no viveiro do produtor Renato Viecelli, no distrito de Anta Gorda.

O dia de campo está organizado em quatro estações para que os agricultores vejam na prática as vantagens das novas tecnologias do setor vitícola. Na primeira, que inicia às 9 horas, Roque Antônio Zilio, técnico da Embrapa, vai tratar sobre manejo dos cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia. Na sequência, André Kulkamp de Souza apresenta o cultivo da videira sob cobertura plástica com objetivo de reduzir a incidência de doenças e melhorar a qualidade das uvas. “A importância é reduzir o uso de agrotóxicos e diminuir a incidência de doenças como míldio e podridões de cacho”, explica.

Porta-enxertos e nutrição da videira são o tema da terceira estação. O pesquisador João Peterson Gardin, da EEV, vai orientar os participantes sobre manejo da adubação com foco em diagnóstico foliar e do solo. O objetivo é manter os teores ideais de adubação para obter alta produtividade e alta qualidade dos frutos, evitando excesso ou falta de nutrientes para as plantas. Marco Antônio Dal Bó, também pesquisador da EEV, vai falar sobre características dos porta-enxertos com foco em resistência ao declínio da videira.

A última estação, comandada pelo engenheiro-agrônomo Daniel Grohs, da Embrapa, vai abordar o padrão sanitário e morfológico de mudas de videira e sua relação com o declínio de parreirais. A programação ainda conta com um depoimento do viveirista Renato Viecelli, que recebe acompanhamento da Epagri e da Embrapa e é referência na viticultura da região. E para encerrar, a Embrapa apresenta seus novos cultivares de uva para mesa e elaboração de vinho.

A primeira edição desse dia de campo foi realizada há dois anos. O evento está sendo repetido por conta do sucesso e da demanda dos produtores da região. “A Epagri sempre teve uma boa parceria com a Embrapa Uva e Vinho, que é a detentora de novas variedades de uva de mesa. Esse dia de campo reforça o vínculo institucional e a parceria em prol do viticultor catarinense”, diz André Kulkamp.

A programação do evento pode ser conferida em http://bit.ly/dcvideira. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.