OUÇA AO VIVO

InícioGERALEmpresa que faz a coleta seletiva terá que recolher vidros em...

Empresa que faz a coleta seletiva terá que recolher vidros em Chapecó

Imagem Ilustrativa – Foto: Secom Chapecó

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou que a Prefeitura de Chapecó notificasse a empresa que realiza a coleta seletiva, por inexecução contratual. Segundo o MP, a notificação é para que a empresa inicie imediatamente o serviço de coleta de vidro para reciclagem, inclusive mediante a instalação de contêineres específicos. A 10ª Promotoria de Justiça de Chapecó recomendou, ainda, a aplicação da multa contratual prevista pelo não cumprimento desse serviço.

- Continua após o anúncio -

A recomendação foi feita após reclamações da população quanto ao não fornecimento da coleta. Conforme as informações do MP, após processo licitatório, a empresa assinou contrato com o município em 22 de fevereiro de 2019. Entre as obrigações estava a coleta de materiais recicláveis e o contrato não excluía a coleta de vidro. No entanto, como os contêineres disponibilizados pela empresa continham a expressa indicação de impossibilidade de depósito de vidro, a Promotoria passou a receber reclamações dos munícipes – que ficaram sem saber como proceder no descarte desse material.

Segundo o Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, a existência de ecopontos municipais para o depósito de vidro não exime a empresa de sua obrigação contratual assumida com a finalização do processo licitatóri, que é de realizar a coleta seletiva de vidro juntamente com outros materiais recicláveis.

- Continua após o anúncio -

Recomendação

De acordo com as informações do MP, a recomendação foi expedida em 21 de novembro e estipulou o prazo de 10 dias úteis para a resposta do prefeito Luciano Buligon. O MP informou que o prazo para que as medidas sejam adotadas segue até o dia 21 de janeiro, devido ao recesso judicial.

A Administração Municipal informou, por meio de nota, que a acatou a recomendação expedida. Além disso, que abriu um Processo Administrativo para averiguar o cumprimento do contrato.

O ClicRDC entrou em contato com a empresa, no entanto, ela ainda não se posicionou sobre o assunto.

Ecoponto

Em Chapecó existe um conjunto de caixas receptoras de resíduos, que estão disponibilizas dois endereços de Ecoponto localizados na Secretaria de Infraestrutura Urbana, na rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA e na Superintendência da Efapi, na rua Garças, 226 D. Eles funcionam das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio dia.

Além de vidros – que podem ser descartados no Ecoponto do Presidente Médici – os contêineres também recebem os seguintes resíduos:

  • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
  • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas. Somente materiais interios);
  • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados);
  • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
  • Vidros, como garrafas, portas, janelas, copos, potes de conserva. Mas não são recebidos parabrisas, tubos de televisão, vidros de eletrônicos.

Segundo a Administração, os móveis devem ser desmontados antes do descarte. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se