OUÇA AO VIVO

InícioGERALDoze bombeiros de SC devem auxiliar no combate as queimadas na Amazônia

Doze bombeiros de SC devem auxiliar no combate as queimadas na Amazônia

Informações Secom Gov/SC

Foto: Arquivo/ClicRDC

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, requisitou ao governador Carlos Moisés o envio de bombeiros militares catarinenses e veículos para ajudar na Operação de Garantia da Lei e da Ordem instituída para o combate a incêndios na Amazônia Legal. O pedido de 12 homens foi feito na tarde desta terça-feira (27). O governador já determinou ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Charles Alexandre Vieira, o envio do contingente. No entanto, ainda não foi informado quando a equipe deve se deslocar para a região, para iniciar os trabalhos.


Foto: Maurício Vieira/Secom

Para Moisés a ação do Governo Federal, feita com apoio de várias unidades da Federação, vai trazer um resultado muito mais rápido. Na avaliação dele, o trabalho precisa ser permanente e com foco na prevenção. “Essas forças precisam ter um caráter perene, para que possamos evitar futuros incêndios e fiscalizar atividades ilícitas na região. Sabemos que os incêndios ocorrem todos os anos, às vezes mais e às vezes menos, e as ações de prevenção podem evitar”, acrescenta.

- Continua após o anúncio -

Tropa pronta para o deslocamento

Conforme o coronel Vieira, os homens já estão prontos para se deslocar à região. O próximo passo é alinhar os detalhes, como o ponto de encontro e o local de atuação dos militares catarinenses. “Já estamos com três caminhonetes, um caminhão e 12 bombeiros militares equipados, aguardando apenas as orientações da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública)”, explica.

O comandante-geral ainda destaca que o envio de bombeiros militares e veículos não traz prejuízo ao trabalho realizado pela corporação em Santa Catarina. “Nós temos um modelo de forças-tarefa, com pessoal treinado para atuar especificamente em ações extraordinárias como essa, por isso o deslocamento não influencia no dia a dia do Corpo de Bombeiros Militar. A população catarinense pode ficar tranquila que continuará bem atendida”, ressalta o coronel.

No último sábado (24), o governador já havia colocado recursos humanos e materiais à disposição do Governo Federal para auxiliar nos combates a incêndio.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se